Universidade Federal do Piauí suspende por um ano abertura de novas turmas para o curso de Educação Física

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A decisão foi tomada pela Câmara de Ensino de Graduação da instituição e foi divulgada nesta quinta-feira (30).

A UFPI decidiu não ofertar novas turmas para o curso de Educação Física no ano de 2024. A decisão foi tomada pela Câmara de Ensino de Graduação da instituição e foi divulgada nesta quinta-feira (30). Segundo o comunicado feito pela instituição, a decisão se dá por conta da constatação de um equívoco na oferta de vagas para ingresso no curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro e no segundo semestre de 2023.

Em 2023, o curso passou por uma mudança no currículo que passou a prever a oferta de 50 vagas por ano, com ingresso no primeiro semestre. Porém, no segundo semestre de 2023, também foram ofertadas 50 vagas. O erro consistiu na troca da oferta semestral por anual.

Isso aconteceu porque, a partir de 2023, o curso de Educação Física passou a ofertar vagas para ingresso em Bacharelado e Licenciatura. Até 2022, o curso oferecia duas turmas por ano, no primeiro e no segundo semestre, apenas para licenciatura em Educação Física. Com a nova estruturação a vigorar a partir deste ano, passou a adotar 50 vagas por ano, ou seja, apenas com oferta no primeiro semestre de cada ano, com os alunos ingressando juntos, e dividindo, a partir do meio do curso, metade da turma para bacharelado, e a outra para licenciatura.

Foto: Cidadeverde.com

Isso significa que em 2023, deveria ter sido ofertada apenas uma turma de 50 vagas no primeiro semestre.

Só em junho de 2023 a coordenação e o departamento de Educação Física acionaram a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para que fosse retificado o erro. O quadro de professores e a estrutura do curso seriam aquém da possibilidade de oferta.

"Solicita-se providências desta Pró-reitoria visto que o DEF (Departamento de Educação Física) não dispõe de professores suficientes para atender a demanda criada por este equívoco e que perdurará por no mínimo 4 anos", diz trecho de memorando assinado pela chefe de departamento Diones Machado do dia 29 de junho.

Após passar por diversas instâncias da UFPI, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação entendeu que não era mais possível alterar a oferta que já havia sido feita, por conta do cronograma do Sisu, e decidiu não ofertar novas vagas em nenhum dos dois semestres para o ano de 2024. A decisão passou a vigorar com a aprovação na Câmara de Ensino de Graduação (CAMEN) em 18 de outubro de 2023.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a coordenação do curso de Educação Física e com a pró-reitora de Ensino de Graduação mas, até o fechamento da reportagem, não teve retorno. O espaço está aberto para os esclarecimentos.

Veja nota da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulga nota à comunidade com o objetivo de informar à comunidade interna e externa que nas próximas edições do SISU (2024.1 e 2024.2) não serão ofertadas vagas ao curso de Educação Física/CCS. A informação que será veiculada foi aprovada pela CAMEN, conforme RESOLUÇÃO CAMEN/PREG/UFPI Nº 430/2023 que consta na página 25.

Por Roberto Araujo/Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados