Invasão de peixe venenoso no litoral do Piauí é tema de artigo em revista científica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A presença do peixe-leão representa um risco para as espécies nativas. Além disso, os animais podem causar ferimentos aos humanos.

A invasão do Peixe-Leão, espécie venenosa, no litoral do Piauí foi tema de artigo publicado na revista científica Peer Review (PRW).

O artigo feito por pesquisadores do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em parceria com o Laboratório de Bioecologia Pesqueira alerta para a presença da espécie venenosa próximo às bombas de captação de água de fazendas de camarão.

Espécie está causando devastação nos mares (Foto: AP)

A situação tem gerado preocupação com relação à capacidade de adaptação da espécie, tanto do ponto de vista dos ecossistemas e biodiversidade, como, por exemplo, de impactos nas demais atividades produtivas nos ambientes costeiros.

O trabalho conduzido pela professora do curso de Engenharia de Pesca, Edna Cunha, doutora em Zoologia aponta que desde janeiro de 2022, o peixe-leão tem aparecido em praias brasileiras.

Os primeiros casos foram detectados por pesquisadores do arquipélago de Fernando de Noronha-PE, em março de 2022 dois animais foram capturados na Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia-PI.

Imagem do Peixe Leão extraída do Artigo

A presença do peixe-leão representa um risco para as espécies nativas. Além disso, os animais podem causar ferimentos aos humanos, onde o perigo está na toxina presente nos espinhos das nadadeiras que ao perfurar causa dores, febre e até convulsões.

A UFDPar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) monitoram a presença de peixes-leão no Litoral do Piauí. A orientação é que em casos de captura dos animais, pescadores e mergulhadores devem entrar em contato com autoridades e não os devolver ao mar.

Além da professora Edna, também colaboraram no trabalho os professores da UFDPar Cezar Fernandes, doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura; Thiago Silva, doutor em Aquicultura; o técnico Luiz Gonzaga, doutor em Biotecnologia; e os pesquisadores e egressos do curso de Engenharia de Pesca, Antônio Leonildo e Juliana Isis.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados