Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Número de crianças em situação de trabalho infantil cresceu nos últimos três anos, diz IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa realizada pelo IBGE aponta que 1,881 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil em 2022.

Após anos de redução no trabalho infantil, o número de crianças e adolescentes nessa situação cresceu entre 2019 e 2022. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quarta-feira (20), aproximadamente 1,881 milhão de pessoas de 5 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil em 2022.

Em 2019, o percentual de pessoas de 5 a 17 anos que exerciam alguma forma de trabalho infantil era 4,5%. Já em 2022 subiu para 4,9%. Isso representa praticamente um em cada 20 jovens dessa faixa etária.

Dentro do grupo de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho infantil, 467 mil (24%) estavam dedicados apenas a atividades de autoconsumo, como cultivo, caça, pesca, fabricação de roupas e construção de casa.

A pesquisa é realizada pelo IBGE desde 2016. Todavia, por conta da pandemia, a pesquisa não foi divulgada nos anos de 2020 e 2021. Para caracterizar o trabalho infantil, o IBGE segue as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que o define como “aquele que é perigoso e prejudicial para a saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na sua escolarização”. Isso inclui atividades informais e com jornadas excessivas.

De acordo com o IBGE, nem todas as atividades na faixa etária de 5 a 17 anos são consideradas trabalho infantil. A legislação brasileira estabelece limitações, proibindo qualquer forma de trabalho até os 13 anos e permitindo apenas formas de aprendizagem dos 14 aos 15 anos. Aos 16 e 17 anos, há restrições ao trabalho noturno, insalubre e perigoso.

Os pesquisadores do IBGE observaram que a incidência do trabalho infantil aumenta à medida que a idade avança. No grupo de 5 a 13 anos, essa incidência é de 1,7%, saltando para 7,3% no grupo de 14 e 15 anos e chegando a 16,3% entre os jovens de 16 e 17 anos.

Mais da metade de todos os trabalhadores infantis (52,5%) tinham 16 e 17 anos, enquanto 23,9% tinham de 5 a 13 anos, e 23,6% tinham 14 e 15 anos.

A pesquisa evidencia ainda que crianças do sexo masculino e negras são sobrerrepresentados nas estatísticas de trabalho infantil. Em 2022, os homens compunham 65% das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, em comparação com 51% na população total de 5 a 17 anos. Quanto à cor, os negros representavam 66,3% dos envolvidos com trabalho infantil, em comparação com 58,8% na população total.

O grau de informalidade no trabalho infantil desempenhado por pessoas de 16 e 17 anos atingiu 76,6%, a maior taxa desde 2016. A pesquisa revela que a maioria dos trabalhadores infantis (59,1%) era empregada, enquanto mais de um quarto (26,8%) tinha atividade ligada à família.

O rendimento médio mensal das pessoas de 5 a 17 anos envolvidas em trabalho infantil foi estimado em R$ 716 em 2022, aumentando conforme a idade. Entre os adolescentes com 16 a 17 anos, 32,4% trabalhavam 40 horas ou mais por semana.

Em relação à educação, a pesquisa destaca que o percentual de estudantes entre os trabalhadores infantis era menor (87,9%) em comparação com a população total de 5 a 17 anos (97,1%). Entre os adolescentes de 16 e 17 anos envolvidos em trabalho infantil, 79,5% frequentavam a escola, em comparação com 89,4% na população dessa faixa etária.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente do Sistema Faepi Senar Piauí participa de evento nacional sobre os impactos da nova geopolítica no agro

O Sistema Faepi Senar Piauí foi representado pelo presidente da instituição, deputado federal Júlio César, e pelo superintendente do...

“Entreguei a gestão aos secretários”, diz Dr. Pessoa sobre dívidas da Prefeitura de Teresina

O ex-prefeito nega que tenha cometido qualquer irregularidade e que se alguém fez “alguma danação” em sua administração, foi...

Copom eleva novamente juros básicos da economia para 14,75% ao ano

Taxa Selic sobe para maior nível em 19 anos A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas...

Flamengo sofre empate do Central Córdoba e se complica na Libertadores

Rubro-Negro sai na frente, mas cede empate aos argentinos na segunda etapa e vai precisar fazer o dever de...
spot_img

Gilmar Mendes nega pedido para afastar presidente da CBF

Ministro também determinou investigação sobre suposta assinatura falsa O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira...

Polícia realiza operação em Floriano, cumpre 19 mandados e prende seis suspeitos de crimes

A operação contou com a participação de efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar, aeronave da Secretaria de Segurança Pública,...
spot_img

Posts Recomendados