Dubai será a primeira cidade do mundo a ter táxi aéreo elétrico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Veículo, com capacidade para levar 4 passageiros além do piloto, fará parte do sistema de transporte conectado ao metrô

Dubai, nos Emirados Árabes, terá táxi aéreo totalmente elétrico. Com autonomia para voar até 161 quilômetros de distância, o veículo tem capacidade para levar 4 passageiros além do piloto e fará parte do sistema de transporte conectado ao metrô.

Nesta semana ele foi um dos grandes destaques da Cúpula Mundial realizada em Dubai. O governo local assinou um acordo com a empresa norte-americana que desenvolve o veículo para lançar o serviço até 2026, mas a companhia corre para tentar disponibilizar a novidade já no ano que vem.

Foto:Satish Kumar/Reuters

Por dentro, o táxi aéreo é confortável e espaçoso, além de ser sustentável. Khaled Alawadi, diretor do sistema de departamento de transportes de Dubai, diz que a cidade tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar a felicidade dos moradores.

Na fase inicial, o serviço vai estar disponível em quatro localidades de Dubai e será conectado a outros meios de transporte, como o metrô, agilizando o vai e vem na metrópole.

Uma viagem a partir da famosa região hoteleira de Palm Jumeirah até o aeroporto dura 45 minutos de carro. Com o táxi aéreo, o tempo será reduzido para apenas 10 minutos. O pouso e decolagem são feitos de forma vertical, o que também diminui o espaço necessário para manobras. E a aeronave é 100 vezes mais silenciosa que os helicópteros convencionais, segundo a companhia.

Para Matt Derkach, que chefia o design do táxi aéreo elétrico, o modelo pode ser aplicado em qualquer cidade do mundo com muito congestionamento. Segundo o norte-americano, o próximo passo agora é descartar a necessidade de um piloto no comando dos novos veículos.

A aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. Para recarregar, leva apenas 10 minutos. A proposta é justamente economizar tempo e fugir dos engarrafamentos. O primeiro teste do táxi aéreo elétrico foi feito em Nova York no fim de 2023.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados