PGR é a favor de inquérito contra o deputado Nikolas por chamar Lula de “ladrão”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputado fez fala em evento da ONU, em novembro; relator é o ministro Luiz Fux

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou a favor da abertura de um inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” durante a Cúpula Transatlântica da ONU, em novembro de 2023.

Na ocasião, Nikolas disse que o mundo seria um lugar melhor “se não houver tantas pessoas prometendo melhorá-lo”, fazendo citação ao filósofo Olavo de Carvalho, morto em 2022.

E que isso se encaixaria perfeitamente para a ativista “Greta [Thunberg, ativista] e Leonardo Di Caprio [ator]”, que “apoiaram nosso presidente socialista chamado Lula, um ladrão que deveria estar na prisão”.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Em manifestação, o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, disse que o caso demonstra “a possível prática do crime de injúria contra o presidente da República em virtude da qualificação atribuída ao ofendido”.

O vice-PGR também rejeitou a aplicação de imunidade parlamentar par ao episódio. “Não se ignora que o representado, na condição de membro do Congresso Nacional, tem assegurada a imunidade material por suas palavras, opiniões e votos proferidos no exercício das atividades parlamentares”, afirmou. “A prerrogativa, contudo, justificando-se na garantia do livre desempenho do mandato eletivo, não se estende a situações que, sendo estranhas a essa causa, a transformem em privilégio”.

O relator do caso é o ministro Luiz Fux, a quem cabe decidir sobre a abertura ou não da investigação.

CNN entrou em contato com a assessoria de Nikolas Ferreira e aguarda posicionamento.

O caso

Depois da declaração de Nikolas, Lula mandou um ofício ao Ministério da Justiça afirmando que teve ciência por meio da internet do discurso do deputado “com temática ofensiva” à sua honra”.

Posteriormente, a Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil elaborou um parecer, dizendo que Nikolas, ao chamar o presidente de “ladrão”, “optou intencionalmente por ofender a honra do governante de seu país, atribuindo-lhe conceito depreciativo e proposital; sem dizer, ainda, premeditado”.

Em janeiro, o então secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que estava no comando da pasta em janeiro, solicitou a abertura de inquérito policial para apuração do caso ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Como Lula está no cargo de presidente, cabe ao ministério solicitar sua investigação.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Tribunal de Justiça do Piauí mantém privatização de serviços da Agespisa

Estudos do governo do estado apontam que a Agespisa tem um déficit de R$ 200 milhões por ano e...

Teste seletivo da Prefeitura de Floriano é realizado sem intercorrências

“Foi um domingo intenso de trabalho, mas de sensação de dever cumprido quanto ao Teste Seletivo. Agora, vamos aguardar...

Irã confirma morte de Ebrahim Raisi e anuncia presidente interino

Helicóptero em que ele viajava caiu no noroeste do país O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente...

Guadalupe será sede da 1ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de Boa Esperança

O evento conta com apoio da Prefeitura de Guadalupe, Prefeitura de Nova Iorque–MA, Corpo de Bombeiros do Piauí, SAMU...
spot_img

Novo edital do Mais Médicos oferece 61 vagas para o Piauí

Vagas são para 45 municípios. Ministério da Saúde lançara novo edital para que os médicos interessados possam se inscrever. Foi...

Menino fica em estado gravíssimo na UTI após se acidentar em vaso sanitário no Piauí

Uma criança barrense, de 8 anos, está em estado gravíssimo na UTI em hospital de Teresina ao sofrer um...
spot_img

Posts Recomendados