Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MEC aprova implantação do curso de medicina na UFPI de Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A proposta, que estava em análise desde 2020, foi aprovada após uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), ocorrida entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro na instituição.

O Ministério de Educação (MEC) aprovou a criação do curso de graduação em Medicina na Universidade federal do Piauí (UFPI) no campus Amílcar Ferreira Sobral, na cidade de Floriano, no Piauí. A proposta, que estava em análise desde 2020, foi aprovada após uma reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), ocorrida entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro na instituição.

A visita, composta por membros da equipe da CAMEN, teve o intuito de avaliar as condições da universidade para receber o curso de medicina. Foram avaliados, além da oferta da infraestrutura, a oferta de ensino, da pesquisa e da extensão. Após a avaliação, que foi positiva, a UFPI de Floriano foi considerada apta para implantar o Bacharelado em Medicina.

Reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) aprova curso de Medicina na UFPI de Floriano – Foto: Divulgação

Segundo o relatório emitido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC), a oferta do curso é de extrema importância na região, pois vai qualificar profissionais da saúde na cidade, onde não há uma demanda grande de médicos. Além disso, a oferta também irá contribuir para desenvolvimento socioeconômico da região.

Segundo Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI de Floriano, a implantação servirá como uma assistência médica para a população tanto de Floriano como de municípios vizinhos. “Floriano, como um importante centro de desenvolvimento do Piauí, carecia desse curso, que não apenas forma profissionais, mas também serve como polo de assistência a atividades na área da saúde”.

Já segundo o Reitor da instituição, Gildásio Guedes, o desejo de ter o curso de Medicina em Floriano vem sendo trabalhado desde que sua gestão foi iniciada. Para ele, a importância do curso vai além da educação, mas também proporcionará acesso à saúde de qualidade para a população de Floriano, escasso na região.

Universidade irá passar por adaptações para a oferta

Para que o curso seja ofertado, a Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, irá realizar algumas adaptações e construções no prédio, como, por exemplo, laboratórios especializados para os estudantes e espaços organizados para as atividades práticas que o curso de medicina exige.

Com isso, a diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana, pontuou que a instituição irá proporcionar a quantidade exata de docentes para lecionar as disciplinas, além de construir salas novas para receber as novas turmas. “ Iremos fazer adaptações na estrutura com construção de laboratórios e salas. A UFPI, o CAFS e a microrregião de Floriano estão de parabéns”, finalizou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...
spot_img

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...

No Piauí, B-R-O Bró chega mais cedo com temperaturas elevadas, baixa umidade e riscos de incêndios

Piauí enfrenta calor antecipado com risco elevado de incêndios e impactos para a saúde As previsões meteorológicas indicam que o Piauí poderá...
spot_img

Posts Recomendados