MS alerta para a importância da rotulagem nutricional nos alimentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Selo com a imagem de uma lupa no rótulo dos produtos avisa sobre a presença de nutrientes críticos. Lista de ingredientes também deve constar nos alimentos

Com a chegada da Páscoa, uma parcela da população brasileira se reúne para celebrar o feriado religioso. Seja através das tradicionais refeições à mesa ou da troca de presentes e chocolates, os alimentos precisam ser escolhidos com consciência, de maneira a ofertar saúde e nutrição. 

Diante disso, o Ministério da Saúde ressalta a relevância de atentar para a composição dos alimentos ao ir às compras. A Resolução Nº 429 de 2020 da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece a obrigatoriedade do selo de advertência frontal e alterações na apresentação da tabela de composição nutricional para todos os alimentos embalados que se enquadrem nos parâmetros definidos pela resolução. 

“Esse selo consiste na imagem de uma lupa com a mensagem ‘alto em’ para alertar sobre a presença de altas quantidades dos principais nutrientes críticos (sódio, açúcar e gordura saturada), presentes em alimentos processados e ultraprocessados, cujo consumo excessivo está relacionado ao desenvolvimento de doenças”, alerta a nutricionista e consultora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição da pasta (Cgan), Camila Chagas. 

Divulgação

A rotulagem nutricional é uma importante estratégia de saúde pública, permitindo à população a escolha de alimentos mais saudáveis, contribuindo para seu conhecimento e autonomia. Ela apresenta informações precisas e objetivas à população, ressalta Camila, ao destacar a importância do selo frontal de advertência e da lista dos ingredientes. “Ou seja, os ingredientes que aparecem primeiro na lista estão presentes em maior quantidade no produto. Assim, mesmo que o alimento não apresente a lupa de advertência, deve-se observar a lista de ingredientes para conhecimento da composição do produto”, informa. 

Ainda de acordo com a consultora técnica, o consumo de chocolates e ovos de Páscoa merece atenção especial. “A publicidade nessa época do ano estimula o consumo excessivo desses produtos. Orientamos as pessoas que se atentem ao selo frontal de advertência e à lista de ingredientes para que evitem o consumo excessivo de alimentos com altas quantidades de açúcar e gordura, bem como aqueles ultraprocessados com ingredientes que geralmente não temos em uma cozinha doméstica, como umectantes, estabilizantes e conservantes”, destaca Camila.  

Dez anos do Guia Alimentar

O Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos em 2024, incentiva a prática culinária, ao apresentar como regra de ouro a preferência por “alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. 

“Datas comemorativas são uma excelente oportunidade para colocar em prática as habilidades culinárias e partilhar momentos importantes com a família e amigos. Assim, preparar uma sobremesa ou um prato especial utilizando ingredientes in natura ou minimamente processados, adquiridos em comércios locais e feiras livres, é uma ótima alternativa nessas ocasiões”, sugere Camila Chagas. 

Outra orientação fornecida pelo guia em torno das escolhas conscientes para a saúde e a nutrição diz respeito à prioridade para as produções locais, o que pode reduzir a dependência de ultraprocessados. De acordo com o documento, a aquisição de produtos locais, da agricultura familiar de base orgânica e agroecológica, é fundamental na promoção da alimentação adequada e saudável, alinhada à sustentabilidade. As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira reforçam as escolhas que visam a uma alimentação balanceada, saborosa e culturalmente apropriada. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...
spot_img

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...
spot_img

Posts Recomendados