Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí tem mais de 100 cidades em alerta para surto de dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nos três primeiros meses de 2024, o estado registrou mais de 4 mil casos prováveis da doença.

O Piauí enfrenta um aumento nos casos de dengue, conforme revelam dados parciais do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA). O sistema, que analisou 219 cidades do estado, mostra que 103 estão em alerta para surto de dengue e outras 21 estão em áreas de risco para ocorrência de casos. As informações serão enviadas para o Ministério da Saúde.

Piauí tem mais de 100 cidades em alerta para surto de dengue

“Temos 21 municípios que estão classificados como de risco para ocorrência de surto de arboviroses, inclusive alguns destes já entraram em surto, como Alvorada do Gurguéia e Guadalupe; 103 municípios estão classificados como alerta para surto de arboviroses; e 95 municípios estão classificados como satisfatórios”, explica o Supervisor de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ocimar Alencar.

Os dados divulgados pelo novo Boletim Epidemiológico da Sesapi confirmam a tendência de aumento: nos três primeiros meses de 2024, o Piauí registrou um total de 4.670 casos prováveis. O número representa um crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Teresina registra a maioria dos casos, com 1.491 ocorrências, seguida por Bom Jesus, Currais, Parnaíba e Guadalupe.

Apesar do aumento de casos, o estado registrou apenas duas mortes relacionadas à dengue neste ano. Todavia, devido à alta incidência de ocorrências nas últimas semanas, é previsto que o diagnósticos de dengue aumente ainda mais nos meses seguintes.

A Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressaltou que a entidade tem buscado fornecer orientações à população, especialmente no Sul do estado, onde o número de ocorrências de dengue tem apresentado crescimento.

“Estamos atualmente na região de Corrente e Bom Jesus e iremos trabalhar o diagnóstico desses casos, realizando ações juntos aos agentes de epidemias. Estamos orientando a população sobre como proceder em relação aos casos. Na próxima semana, é provável que a equipe vá para a Picos, a fim de orientar a população especialmente em relação à limpeza e ao uso do fumacê”. Disse Amélia Costa, Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

Brasil ultrapassa marca de 2 milhões de casos de dengue

O Brasil atingiu a marca de mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Apenas nos três primeiros meses deste ano, o número de mortes já se aproxima do total registrado durante todo o ano de 2023. 

Nos primeiros trimestres de 2024, foram relatadas 923 mortes pela doença, comparadas às 1094 registradas ao longo de todo o ano anterior, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.

Especialistas atribuem esse repentino aumento de casos de dengue principalmente às chuvas. O aumento da precipitação aumenta a probabilidade de acúmulo de água parada em residências, lixos e áreas descobertas, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito vetor da dengue, o Aedes Aegypti.

Fique atento aos sintomas

Apesar de semelhantes, a dengue, zika e Chikungunya apresentam algumas diferenças em seus sintomas. Confira:

Dengue

  • Febre alta e prolongada
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor moderada nas articulações
  • Manchas e coceira no final dos sintomas

Zika

  • Febre baixa
  • Coceira em fase inicial dos sintomas
  • Manchas vermelhas no início dos sintomas
  • Dor leve nas articulações

Chikungunya

  • Febre intensa e mais curta
  • Dor intensa nas articulações
  • Manchas vermelhas
  • Coceira
  • Olhos avermelhados

As informações são do Portal O Dia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Lula abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam na segunda-feira (5) Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira...

Ministro Alexandre Silveira prevê reforma do setor elétrico por MP em 15 dias

Mudanças incluem abertura do mercado livre de energia e benefícios para baixa renda O ministro de Minas e Energia, Alexandre...

Fraude no INSS: Plano do governo prevê canal para vítimas pedirem devolução de dinheiro

Plano prevê canal específico para formalizar pedidos de devolução; expectativa é que o governo faça o ressarcimento e recupere...

Cursinho popular tem até 6 de maio para inscrição em programa do MEC

Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro O prazo para os cursinhos populares e comunitários inscreverem suas propostas para a...
spot_img

Quase 1 metro de diferença: maior e menor cachorro se encontram

O dogue alemão Reginald mede 1,007 metro; Pearl é uma chihuahua da Flórida de que tem apenas 9,14 centímetros....

OAB lança campanha contra golpe do falso advogado

Os golpistas utilizam nomes e números de inscrição falsos Diante do crescimento alarmante de crimes cometidos por falsários que se...
spot_img

Posts Recomendados