MP abre investigação sobre prefeita bolsonarista que jogou livros infantis no lixo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Juliana Maciel (PL) chamou os exemplares de “porcarias” e afirmou que o governo federal os enviou para “induzir crianças e adolescentes a coisas que a família não quer que ele aprenda”.

O Ministério Público de Santa Catarina abre investigação para apurar o descarte irregular de livros infantis pela prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PL). Nesta semana, a bolsonarista divulgou em suas redes vídeo em que se refere aos exemplares como “porcarias” e os joga em uma lata de lixo. A apuração foi instaurada pela 1ª Promotoria de Justiça da cidade.

No vídeo, a prefeita diz que os exemplares teriam sido doados pelo governo federal na intenção de “induzir crianças e adolescentes a coisas que a família não quer que ele aprenda”.

— Mais uma vez, o governo do PT faz esse tipo de coisa. Bota na cabeça do adolescente, da criança, induz, coisas que não são dos valores que a gente acredita.

Prefeita joga fora livros doados a biblioteca em SC — Foto: Reprodução Instagram

Juliana fez um “alerta” a outros municípios que aderiram ao Projeto Mundoteca, a partir do qual o município teve acesso ao material didático, e pede que façam “um pente fino nos livros para ver se não estão sendo enganados”. Ao criticar a iniciativa, ela citou ainda a Lei Rouanet, alvo constante de ataques por parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por meio de nota, a prefeitura de Canoinhas afirmou que retirou os livros da Mundoteca, que foi “idealizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da FGM Produções e Girassol Incentiva”.

Já o governo federal afirma que a iniciativa é coordenada pela iniciativa privada. Em nota, o Ministério da Cultura afirma que a unidade de Marcílio Dias, em Canoinhas (SC), não tem vínculo com o Executivo federal e que o Projeto Mundoteca, inaugurado em novembro de 2022, tem o espaço e o material gerenciados pelo município desde 2023.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados