Com previsão de chuvas para todo Piauí, rios Parnaíba, Marataoan e Longá estão em situação de alerta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Esse alerta é para todos os municípios e segue até as 10h de domingo, quando será divulgado um novo boletim

Com a atuação de uma zona de convergência intertropical (ZCIT), todos os municípios do Piauí estão com alerta de chuvas intensas durante este sábado (20) e parte do domingo (21). Atualmente o rio Parnaíba, em Luzilândia, o Marataoan, em Barras, e o Longá, em Esperantina, estão em situação de alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo devido à possibilidade de chuva intensa entre 20 até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Foto: Reprodução/ Internet

Para 11 municípios localizados no extremo Norte, o alerta é também laranja, isso porque existe a possibilidade de chuvas ainda mais intensas, com até 100 mm/dia. Esse alerta é para as cidades de: Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca e São João da Fronteira.

Segundo o instituto, até o dia 24 de abril, o fluxo de umidade do oceano para o continente e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no Norte do Piauí.

Foto: Inmet

Cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Monitoramento do Rios

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que na Bacia do Parnaíba existem três rios que requerem maior atenção, pois estão acima do nível considerado normal.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,61 m, então está apenas 9 cm abaixo da cota de inundação, com a tendência de redução nas próximas horas, continuando em situação de alerta.

Na cidade de Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 3,93 m, estando 27 cm abaixo da cota de inundação, de 4,20 m, devendo apresentar leve redução nas próximas horas, desde que não sejam observadas mais chuvas intensas, permanecendo então na cota de alerta.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,75 m, já 65 cm abaixo da cota de inundação. A tendência de momento é que o nível do rio seja reduzido nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 6,50 m, permanecendo em situação de Alerta, caso não ocorram novas chuvas intensas.

Nos demais rios que compõe a bacia do Parnaíba a situação é de normalidade. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Trabalhadores da limpeza suspendem serviços em Teresina por atraso em pagamentos

A partir desta segunda (15), os serviços serão paralisados em duas zonas da capital. Os profissionais responsáveis pela limpeza urbana...

Manifestantes fazem atos contra PL da Dosimetria em todo país

Projeto reduz o tempo de prisão para crimes como golpe de Estado ao acelerar a progressão de pena, permitindo...

Defesa diz que exame confirmou duas hérnias em Jair Bolsonaro e pede cirurgia

Procedimento cirúrgico ainda precisa ser aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro cumpre pena nas dependências da Polícia Federal desde...

Piauí avança na inclusão e supera 5 mil Carteiras do Autista emitidas em 2025

Maioria das emissões foi pelo Gov.pi Cidadão, resultado direto do avanço tecnológico, descentralização do serviço e de capacitações O Governo...
spot_img

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...
spot_img

Posts Recomendados