Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Candidatos para o Fies reclamam de problemas na lista de espera e pedem prorrogação da data final

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nas redes sociais, estudantes relatam atrasos, dupla classificação e desespero

Os candidatos que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2024 estão reclamando de problemas durante o processo seletivo do programa. Eles temem que os erros possam influenciar negativamente o resultado final e pedem que o prazo, que termina na próxima terça-feira, 30, seja prorrogado.

Nas redes sociais, os estudantes têm compartilhado mensagens nos perfis do Ministério da Educação (MEC), do ministro Camilo Santana e da União Nacional dos Estudantes (UNE), relatando a situação. Entre as principais reclamações, estão:

Imagem/Reprodução: Google
  • Baixa rotatividade da lista de espera: segundo eles, a lista demorou mais de 20 dias para rodar pela segunda vez;
  • Dupla classificação: os alunos pontuam que houve candidatos que foram chamados mais de uma vez e que isso tem contribuído para os atrasos;
  • Demora na análise dos documentos por parte das faculdades: os candidatos explicam que o MEC chegou a aumentar o prazo devido aos problemas no sistema eletrônico, porém, o estresse continua.

“Todos os prazos foram aumentados menos o da lista de espera que vence dia 30 sendo que a maioria das faculdades deveriam ter prazo até o dia 23 pra analisar documentos e agora alteraram pro dia 30 consequentemente fazendo com que a lista não rode mais e vagas não sejam preenchidas”, escreveu uma das estudantes em uma publicação nas redes sociais. 

Nas redes sociais, estudantes relatam atrasos, dupla classificação e desespero
Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo informações divulgadas pela TV Globo, um grupo de estudantes chegou a enviar um e-mail para o MEC afirmando que o edital foi divulgado apenas em março deste ano, quase dois meses após a publicação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  A principal preocupação dos estudantes é ficar de fora do ensino superior este ano.

Na segunda-feira, 22, a UNE publicou um vídeo alegando ter recebido diversas reclamações sobre o programa e pediu ajuda dos alunos para mapeá-los. 

“Temos recebido diversos relatos de estudantes de todo o Brasil sobre problemas com o Fundo de Financiamento Estudantil e queremos reunir os casos em nossa plataforma para que possamos cobrar o Ministério da Educação e órgãos responsáveis. Se você está sendo prejudicado, entre em contato conosco!”, pediu a entidade. 

O Terra entrou em contato com o MEC para questionar sobre as falhas apontadas pelos alunos e se há possibilidade de uma prorrogação. Porém, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação combate desmatamento ilegal em seis municípios do Piauí

Ação da Semarh fiscalizou 36 áreas e aplicou R$ 550 mil em multas por danos ambientais. A Operação Carcará 01,...

Prefeitura de Guadalupe promove Dia de Campo para idosos do CCI na Chácara Península e já planeja novo passeio em junho

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira,...

Mãe é cobrada por levar leite materno extraído em voo: “Humilhante”

A mulher, que ainda amamenta, relatou ter sido taxada pela companhia aérea por transportar leite materno extraído em voo...

Carlos Lupi deve entregar cargo diante de escândalo no INSS

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontam que o ministro da Previdência não deve permanecer no...
spot_img

Aposentados do INSS que ganham mais que o salário mínimo começam a receber 13º

Pagamento a quem ganha benefício mínimo começou no último dia 24 Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto...

Quadrilhas juninas do Piauí poderão receber verba de fundo constitucional a partir de 2026

O Presidente Lula sancionou no Diário Oficial da União a Lei que estabeleceu que os recursos dos fundos constitucionais...
spot_img

Posts Recomendados