Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MDS e Defensoria Pública do Maranhão unem forças para garantir acesso à documentação básica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“O documento abre portas para a cidadania, permitindo o acesso ao Cadastro Único e a direitos como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás e BPC”, disse o ministro Wellington Dias

Para garantir o acesso da população vulnerável do Maranhão aos direitos básicos, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta quinta-feira (16.05), da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPEMA). “Não ter o documento é não ter a cidadania”, afirmou o ministro Wellington Dias durante o evento realizado no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) da Fé em Deus, em São Luís.

A meta é erradicar o sub-registro de nascimento no estado e garantir cidadania e dignidade à população. “O documento abre portas para a cidadania, permitindo o acesso ao Cadastro Único e a direitos como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás e BPC”, explicou o titular do MDS.

A parceria visa também ampliar o acesso à documentação básica, com foco na população quilombola. O Maranhão tem a segunda maior população negra do país, atrás apenas da Bahia. Durante o evento, um mutirão na Praça Negro Cosme ofereceu orientação jurídica gratuita, emissão de Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O defensor-geral do estado, Gabriel Furtado, enfatizou que o plano de erradicação do sub-registro é a principal política da defensoria maranhense. “Por meio dela, garantimos o acesso a direitos e políticas públicas a uma população desprotegida”, afirmou. “Nosso objetivo é tirar essas pessoas da invisibilidade. Não vamos apenas reduzir, mas erradicar o sub-registro no Maranhão, levando cidadania e direitos básicos a todos.”

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a importância da união entre diferentes órgãos e esferas de governo para efetivar políticas públicas. “O presidente Lula tem falado sobre união e reconstrução”, disse. “A união é fundamental para implementarmos políticas públicas. Essa parceria com a Defensoria Pública avançou, não apenas no serviço jurídico gratuito, mas também na emissão de documentos como carteira de identidade e CPF.”

Da invisibilidade à cidadania

Após 64 anos vivendo à margem do sistema, sem acesso a direitos básicos e políticas sociais, o maranhense José Roberto Assunção Lobato finalmente obteve sua certidão de nascimento. A conquista histórica ocorreu nesta quinta-feira (16.05), durante um mutirão promovido pela Defensoria Pública do Estado, que possibilitou a mais de mil pessoas a obtenção do documento essencial para o exercício da cidadania.

Invisível aos olhos do Estado, José Roberto entrou na carreta da Defensoria Pública para tirar, pela primeira vez, a certidão de nascimento e sair do mundo dos invisíveis. “Nunca tive documento. Estou aqui pela primeira vez para tirar meu documento”, disse.  A falta de registro o impediu de trabalhar formalmente e de acessar benefícios sociais ao longo de toda a sua vida.

Para a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo de Oliveira, o documento civil é o primeiro passo para a cidadania e para o reconhecimento do cidadão pelo Estado. “A parceria entre o MDS e a Defensoria Pública do Maranhão garantirá o acesso ao documento, permitindo o registro no Cadastro Único e a entrada nas políticas sociais do país”, afirmou a secretária.

A cerimônia também contou com a presença do deputado federal Duarte Júnior; da senadora Eliziane Gama; da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; além de parlamentares e gestores estaduais e municipais.

A cerimônia integra a Semana Nacional do Registro Civil, que visa conscientizar a população sobre a importância da documentação para o exercício pleno da cidadania.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Felipe vai pagar R$ 60 mil de pensão para os filhos com Virginia Fonseca

O acordo foi homologado na Justiça de Goiás e cada criança vai receber R$ 20 mil O processo de divórcio...

Exportadores de mel do Piauí propõem divisão de taxa com clientes dos Estados Unidos

Setor teme uma queda nas exportações e aumento nos custos logísticos. Caso clientes norte-americanos não aceitem a divisão da...

Sepultamento da vereadora Indira Rocha será às 16h desta terça após sessão na Câmara de Landri Sales

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Será sepultada às 16h desta terça-feira (15), em Landri Sales, a vereadora Indira...

De beneficiária do Bolsa Família a empreendedora, costureira transforma ateliê com crédito do Acredita

Nesta semana, o MDS publica a história de três empreendedoras que impulsionaram os negócios graças ao programa Acredita no...
spot_img

Filhos de Mão Santa e Dona Adalgisa decidem que os pais devem sair da cidade por medida de segurança

Ex-prefeito e a ex-primeira dama vão passar um período em Portugal, na casa da filha que já reside por...

Governo do Estado entrega nova estação do metrô no bairro Itararé, na zona sudeste de Teresina

Além da estação, a obra também contempla a revitalização da estação e a entrega do trecho ferroviário entre os...
spot_img

Posts Recomendados