Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Saiba como é a cirurgia de feminização vocal feita por Maya Massafera

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Especialista explica que a glotoplastia é a cirurgia de preferência para procedimentos de feminização vocal. Influenciadora falou que passou por procedimento na voz há quase dois meses.

Como parte do seu processo de transição de gênero, a influenciadora Maya Massafera revelou ter feito uma “cirurgia da voz” há quase dois meses, sem especificar o nome do procedimento nem onde e por quem ele foi feito.

A cirurgia recente e um erro médico, segundo o relatado por ela, explicam o período ainda quieta nas redes sociais, sem revelar como está sua voz (o que tem despertado curiosidade dos seguidores).

“Eu não estou muda, gente, eu estou falando. Minha voz está fraca e rouca, por isso fico poupando de falar muito”, disse ela ao responder perguntas dos seguidores no Instagram nesta terça-feira (28). “Mas é normal para quem fez a cirurgia da voz que eu fiz. Calma que logo vou estar falando normal”, escreveu a influenciadora.

“Quando eu fiz a cirurgia, por erro médico deu problema nos meus olhos. Por conta de muita dor nos olhos e por não enxergar, eu chorei muito e soltou alguns pontos na garganta. Então, vou saber daqui uns dias se gostei ou não do resultado. E aí decidir se refaço”, complementou.

Bastante procurada por mulheres trans, a glotoplastia é a cirurgia de preferência para procedimentos de feminização vocal, como explica ao g1 a médica Erica Campos, especialista em transição vocal e otorrinolaringologista do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia.

“É uma cirurgia feita por dentro da boca, que não tem cortes externos, não deixa cicatrizes — o que, em geral, é uma coisa que mulheres trans procuram por conta de violências.”
O procedimento deve ser feito por médico especialista e em hospital com anestesia geral. Como uma cirurgia, tem todos os riscos, que precisam ser avaliados. O procedimento costuma levar em torno de uma hora ou uma hora e meia.

“É uma cirurgia que a gente faz por dentro da boca, minimamente invasiva. A gente faz um remodelamento das cordas vocais. A gente torna as cordas vocais mais curtas e, a partir disso, as cordas vocais vibram um número de vezes maior, fazem mais ciclos, e é isso que produz uma voz mais aguda”, detalha Erica.

Cuidados antes da cirurgia…

Antes de se submeterem ao procedimento, o recomendado é que pacientes passem por acompanhamento psicológico por pelo menos um ano (no SUS, esse prazo costuma ser de dois anos).

E cuidados depois…

Imediatamente após a cirurgia, a mulher precisa ficar de 10 a 15 dias em silêncio absoluto — algo muito desafiador, segundo Erica. “Não pode nem a intenção de fala, não é ideal nem que a paciente fique fazendo aquela movimentação de lábios, sem emitir som.”

Por isso, depois do procedimento é essencial que as mulheres operadas façam tratamento com fonoaudiólogo.

“Eu sempre falo isso para as pacientes: a gente modifica a sua voz, mas é preciso colocá-la dentro do seu discurso, da fala. E isso é um processo em que a fonoterapia é fundamental.”

Erica explica que é normal mulheres trans terem a voz mais anasalada, fruto de um hábito para tentar deixar a voz mais feminina. Mas que o acompanhamento profissional pode ajudar a derrubar esse hábito depois da cirurgia.

“A voz existe a necessidade de uma construção da fala, de construção da prosódia, para que você se aproprie da voz e se encontre naquela voz.”

Homens trans

Homens trans também costumam passar pelo procedimento? Não, já que a glotoplastia visa deixar a voz mais aguda, o que não é interesse dos homens trans que, em geral, ficam satisfeitos com as mudanças após a terapia hormonal.

“A testosterona tem um papel virilizante na voz. A esmagadora maioria fica super bem só com o uso do hormônio”, explica Érica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Motorista é preso em Floriano com teor alcoólico 30 vezes acima do permitido

Teste de etilômetro constatou teor de 1,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões; máximo permitido...

Hoje é Dia destaca a alfabetização de pessoas com deficiência auditiva

Confira os destaques da semana entre 20 e 26 de abril. A semana é bem diversa, com efemérides que vão...

Aluno autista é agredido por professora em escola pública e prefeitura é condenada a indenizar

Caso ocorreu em agosto de 2022; laudo pericial e testemunhas foram cruciais para decisão da Justiça O Tribunal de Justiça de...

Papa apela a cessar-fogo em Gaza e paz na Ucrânia

Francisco apareceu neste domingo no Vaticano na bênção Urbi et Orbi O papa Francisco apareceu neste domingo (20) no Vaticano...
spot_img

Em Floriano, homem é preso após dirigir embriagado na BR 343

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Floriano para os procedimentos legais. Um homem de 49 anos, ainda...

Projeto na Câmara dos Deputados institui programa de acolhimento de mães atípicas

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 1018/25, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), institui o...
spot_img

Posts Recomendados