Wellington Dias apresenta experiência brasileira de combate à fome em Seminário na China

-

- Advertisment -spot_img

Agenda bilateral reforça possibilidades de cooperação e intercâmbio, especialmente no desenvolvimento rural com base na agricultura familiar e na produção de alimentos para a segurança alimentar

Na China, a primeira atividade oficial do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, vai ser apresentar a experiência brasileira de combate à fome no “2º Seminário e Diálogos Intersetoriais Brasil-China de Luta contra a Pobreza e pela Revitalização Rural”, que acontece nesta terça-feira (4.06), em Pequim.

O encontro é um dos principais foros de discussão bilateral sobre o combate à fome e à pobreza e de modernização da agricultura familiar e contará com a participação de autoridades chinesas e brasileiras, agricultores familiares e integrantes da academia.

Juntos, eles irão promover o compartilhamento de experiências, de conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros e chineses, além da cooperação prática entre os dois países nos domínios da redução da pobreza e do desenvolvimento rural.

Em 2024, China e Brasil comemoram 50 anos de relações diplomáticas. Os dois países são membros do BRICS (grupo que reúne ainda Rússia, Índia e África do Sul), o que reforça as possibilidades de cooperação e intercâmbio, especialmente no desenvolvimento rural com base na agricultura familiar e na produção de alimentos para a segurança alimentar.

Wellington Dias irá reforçar a importância da criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, além de promover uma troca de experiências com os chineses a respeito dos programas conduzidos pelo MDS, sob o guarda-chuva do Plano Brasil Sem Fome.

O Brasil também apresentará outros programas e experiências de incentivo à agricultura familiar e de combate à fome, como a produção agroecológica e, também conhecerá as experiências chinesas.

“Não se vence a fome sem que coloquemos nossos olhos sobre a questão da agricultura familiar, que no Brasil e na China, são as principais fontes de alimentos dos nossos povos. No nosso país, a agricultura familiar é a responsável pela produção de 70% dos alimentos produzidos para consumo”, destacou o ministro Wellington Dias.

Cooperação na prática

O encontro acontece pouco mais de um ano após a realização do “1º Seminário e Diálogos Intersetoriais Brasil-China de Luta Contra a Pobreza e pela Revitalização Rural”, por ocasião da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à China em abril de 2023.

Desde então, houve um aprofundamento da cooperação entre os dois países com a assinatura de acordos bilaterais, como por exemplo, o memorando de entendimento firmado entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Agrícola da China (CAU) para a construção do Centro Brasil-China de Pesquisa, Desenvolvimento e Promoção de Tecnologia em Mecanização para Agricultura Familiar.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produto brasileiro pode combater câncer de mama e redução dos efeitos da quimioterapia

USP identifica ação antitumoral de substância que intensifica medicamentos já usados e abre caminho para tratamentos mais eficazes e...

Currículo escolar terá conteúdo sobre prevenção da violência contra mulheres, diz ministra

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o governo federal está em fase de regulamentação de uma lei que prevê a...

Turismo do Piauí recebe incentivo de R$ 10 milhões para expansão de negócios

A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) informou que irá disponibilizar cerca de R$ 10...

Acidente grave envolvendo uma ambulância deixa uma vítima fatal em Cristino Castro

Uma mulher de 84 anos, identificada como Delza Ribeiro Soares, morreu na manhã desta segunda-feira (16), depois que a...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ciro Nogueira destaca obras entregues no Piauí e assegura novos investimentos para 2026

Senador publica em redes sociais imagens das principais obras recentes e reforça compromisso com melhorias em todo o estadoO...

Alta de custos faz Piauí liderar inflação da construção civil no início de 2026

O Piauí iniciou 2026 no topo do ranking nacional da inflação da construção civil. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro...

WhatsApp vai aumentar limite de tempo para apagar mensagens

É a segunda vez que a empresa altera o...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você