Programa Ouvidoria Ativa do Piauí é apresentado em Seminário Nacional na Paraíba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O programa realizado na Comunidade Indígena Nazaré, em Lagoa do São Francisco, foi destaque no evento.

Nesta terça-feira (4), teve início a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024, em João Pessoa, realizado pela Ouvidoria-Geral da União e a Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba. O evento, que se estenderá até o dia 05 de junho, reúne ouvidores de todo o Brasil para a troca de experiências e a difusão de conhecimentos no campo da ouvidoria pública.

Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado do Piauí, apresentou o case de sucesso do Programa Ouvidoria Ativa, realizado na Comunidade Nazaré dos Povos Indígenas Tabajara Tapuio-Itamaraty, na cidade de Lagoa de São Francisco, em 9 de agosto de 2023. A ação fez parte do Programa OUVEPIAUÍ, que visa fortalecer a voz do cidadão e promover a participação democrática.

“O Programa Ouvidoria Ativa é uma ferramenta essencial para garantir que as demandas da população sejam ouvidas e tratadas com a devida atenção pelo poder público. É uma satisfação imensa ver os resultados positivos desse trabalho,” afirmou Raimundo Dutra.

dutra.jpeg

A Ouvidoria Itinerante ocorreu na Comunidade Nazaré, focada em ouvir e dialogar com os povos indígenas Tabajara Tapuio-Itamaraty. Durante a ação, foram identificadas, mapeadas e registradas 73 manifestações dos indígenas, que foram encaminhadas a nove órgãos públicos para tratamento. Entre os principais órgãos envolvidos estavam a Secretaria de Governo (Segov), o Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Esse engajamento demonstra a importância de promover a participação ativa das comunidades no processo de ouvidoria.

Sobre o Seminário Nacional de Ouvidoria

O Seminário Nacional de Ouvidoria tem como objetivo principal reunir profissionais da área para discutir temas como avaliação de serviços públicos, a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, e o papel da ouvidoria no engajamento social. Além disso, serão abordadas competências essenciais para um melhor atendimento em ouvidoria e as intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Com a participação no Seminário Nacional de Ouvidoria, a Ouvidoria-Geral do Piauí reafirma seu compromisso com a promoção da cidadania e participação social, destacando-se como um exemplo de boas práticas no cenário nacional.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados