Os consumidores passarão a arcar com a distribuição e transmissão na rede de energia elétrica.
A partir de junho, a Equatorial Piauí passará a cobrar uma taxa de distribuição da rede de energia elétrica para os consumidores que aderiram à energia solar, na modalidade de geração distribuída após 07 de janeiro de 2023. Para aqueles que fizeram o pedido antes dessa data, têm direito à isenção até 2045.
Outras concessionárias que realizam a distribuição de energia elétrica também passarão a cobrar sobre a distribuição e transmissão na rede, seguindo regulamentação da Associação Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Vale ressaltar que essa taxa varia conforme o consumo de cada unidade.
Mesmo com a nova cobrança, ainda será aplicada à fatura a compensação de energia gerada e injetada na rede de distribuição, normalmente utilizada para abater o consumo. Segundo a Equatorial Piauí, será pago apenas o uso da TUSD Fio B e TUSD Fio A, ambos referentes à rede de distribuição e transmissão, respectivamente.
Essa nova mudança na forma de faturamento começou a valer a partir do dia 01 de junho de 2024. Para mais informações, a concessionária disponibilizou o link https://al.equatorialenergia.com.br/sua-conta/mini-e-micro-geracao/, onde é possível visualizar como funcionará a nova forma de compensação.
Por Carilina Matta – GP1