Estudo aponta que 75% dos adultos brasileiros terão obesidade ou sobrepeso em 20 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudo estima que, diante do cenário de tendência atual, a obesidade e o sobrepeso poderão ser responsáveis por 1,2 milhão de mortes.

Em 20 anos, 48% dos adultos brasileiros (com mais de 18 anos) viverão com obesidade e outros 27% estarão com sobrepeso, totalizando 75%. Isso significa que 130 milhões de brasileiros deverão estar acima do peso em 2044. Deste total, 83 milhões estarão com obesidade e 47 milhões com sobrepeso. As estimativas foram apresentas no Congresso Internacional sobre Obesidade 2024.

Hoje, 56% dos adultos brasileiros têm obesidade ou sobrepeso (34% com obesidade e 22% com sobrepeso) e esse número vem aumentando rapidamente ao longo dos anos. Entre 2006 e 2019, a prevalência de obesidade quase dobrou.

GettyImages/miljko

Para especialistas, vivemos uma “epidemia” de obesidade e é preciso que governos olhem para a doença e foquem em políticas de prevenção para que as estimativas não se concretizem.

“É fundamental tratar os casos existentes de obesidade e evitar que os casos de sobrepeso transitem para a obesidade. Pensando na prevenção do sobrepeso e da obesidade, é importante trabalhar em todas as faixas etárias, desde a primeira infância até a fase adulta, melhorando os ambientes alimentares por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis, como consumir uma diversidade de alimentos frescos e minimamente processados e, ao mesmo tempo, evitar escolhas não saudáveis, como alimentos ultraprocessados“, disseram os autores do estudo.

O estudo estima que, diante do cenário de tendência atual, a obesidade e o sobrepeso poderão ser responsáveis por 1,2 milhão de mortes e 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e doença renal crônica.

A obesidade é uma doença multifatorial, que envolve fatores genéticos, sociais, culturais, econômicos e ambientais.

“Esses dados são alarmantes e deixam claro que precisamos focar em políticas de prevenção e nos afastar do discurso ‘conveniente’ de que a obesidade é uma questão de hábitos e escolhas. Se não unificarmos esforços, com governo e sociedade civil, estaremos, ano após ano, congresso após congresso, apenas divulgando novos dados assustadores”, alertou Bruno Halpern, presidente da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).

Crianças e adolescentes afetados

Não só adultos, mas crianças e adolescentes também poderão ser afetados se nada for feito nos próximos anos. Ana Carolina Rocha de Oliveira e Eduardo Nilson, autores da pesquisa apresentada no Congresso Internacional sobre Obesidade, fizeram um estudo de modelagem para estimar as tendências de 2023 a 2044:

  • Obesidade em meninos de 5 a 9 anos: de 22,1% para 28,6%;
  • Obesidade em meninas de 5 a 9 anos: de 13,6% para 18,5%;
  • Obesidade em meninos de 10 a 14 anos: de 7,9% para 17,6%;
  • Obesidade em meninas de 10 a 14 anos: de 7,9% para 11,6%;
  • Obesidade em meninos de 15 a 19 anos: de 8,6% para 12,4%;
  • Obesidade em meninas de 15 a 19 anos: de 7,6% para 11%.

Crianças e adolescentes que vivem com obesidade têm maiores chances de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 na vida adulta, AVC, hipertensão, câncer colorretal e doença cardíaca coronária.

“Os resultados do estudo apoiam a necessidade urgente de políticas públicas para prevenir e tratar o sobrepeso e a obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e demonstram prováveis impactos epidemiológicos da obesidade infantil no Brasil se não forem tomadas medidas apropriadas”, alertam os pesquisadores.

Em março, o Atlas Mundial da Obesidade 2024, que reúne dados de 186 nacionalidades, apontou que a obesidade e o sobrepeso devem atingir metade das crianças e adolescentes do Brasil até 2035 (cerca de 20 milhões de jovens).

Em nível mundial, o atlas diz que, se as tendências atuais continuarem até 2035, 770 milhões de crianças e adolescentes devem viver com sobrepeso e obesidade — um aumento de 22% (em 2020) para mais de 39% até 2035.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governador Rafael diz que decisão não foi unilateral e que licitação da Agespisa é “caminho ideal”

Disse reconhecer que o tema é complexo e que há questionamentos, porém, enfatizou acreditar que a concessão é a...

MDS reforça assistência social do Amazonas com a entrega de 43 veículos do MobSUAS

Ministro Wellington Dias realizou entrega da frota, que vai facilitar acesso de equipes municipais aos usuários do SUAS, em...

Leis de proteção às crianças enfrentam cultura de violência no país

Neste ano já foram feitas mais de 129 mil denúncias de violações O contorno com a família em mãos dadas,...

Marcos Parente realiza mais uma feira com foco no empreendedorismo e registra grande movimentação na Praça Pedrosa de Luna

A feira conta com 24 stands, comercializando os mais diversos produtos e serviços, o que promete impulsionar mais oportunidades...
spot_img

Plano real completa 30 anos: R$ 1 de hoje equivale a apenas R$ 0,12 da época do Plano Real

A inflação acumulada desde junho de 1994, quando o real foi lançado, é de 708%. Para ter o mesmo...

Sasc e Equatorial Piauí assinam Termo de Cooperação para o cadastramento de novas famílias na Tarifa Social de Energia

No Piauí, 585 mil pessoas são beneficiadas com o desconto. A  Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos(Sasc) e...
spot_img

Posts Recomendados