Professores e técnicos universitários assinam acordo e encerram greve

-

Técnicos terão reajuste médio de 31,2% em quatro anos

O governo federal assinou nesta quinta-feira (27), em Brasília, acordos com entidades representativas de professores e de técnicos-administrativos das universidades públicas e institutos federais de educação. A categoria, que estava em greve há 70 dias, retomou as atividades acadêmicas ontem. 

Os acordos foram fechados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). 

No caso dos docentes, a proposta apresentada pelo governo prevê a reestruturação da carreira, com ganhos médios de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, além de reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira. Assim, o salário inicial de um docente com doutorado passará para R$ 13,7 mil e para professor titular, no topo da carreira, será de R$ 26,3 mil em 2026. 

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Reajuste médio

No caso dos técnicos, a proposta prevê reajuste médio de 31,2% em quatro anos, além de ganhos com progressão na carreira, que aumentarão dos atuais 3,9% para 4,0% em janeiro de 2025 e 4,1% em abril de 2026. 

Além dos reajustes, o Ministério da Educação se comprometeu a revogar a Portaria nº 983/2020, que regulamenta atividades docentes no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a criar um Grupo de Trabalho com prazo de 60 dias, após assinatura do acordo, para a elaboração de uma nova regulamentação.

Também foi acordada a recomposição do conselho que estabelece as diretrizes para a concessão da certificação destinada a professores de cursos técnicos de nível médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

João Gomes é atração confirmada no Festival de Folguedos em Teresina

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, por meio de suas redes sociais, que o cantor João Gomes será...

Joel Rodrigues aponta falhas em setores essenciais do Piauí durante evento do União Brasil; veja o vídeo

“O Piauí que vemos é o da fome, da dificuldade no acesso à saúde e da insegurança. A descentralização...

Governador entrega 12 obras do OPA e 346 títulos de imóveis para a zona sudeste nesta segunda (11)

Governo do Estado amplia o número de obras do OPA em Teresina e garante titularidade de imóveis pelo programa...

Eleição para presidência do Senado só em 2027, mas já movimenta os bastidores de Brasília

O presidente do Senado é sempre eleito para um mandato de dois anos. Entre as suas atribuições, está a...

Planos de saúde coletivos têm reajuste médio de 9,9%, mostra ANS

Variação é a menor em cinco anos, mas supera inflação Os planos de saúde coletivos tiveram reajuste anual médio de...

Prefeito Jesse afirma que Feira da Mulher Empreendedora bateu recorde de público e negócios

Por Gleison Fernandes. A 4ª Feira da Mulher Empreendedora encerrou sua programação neste sábado, 9 de maio, após dois dias...

APREPI comemora resolução da Sesapi que assegura vacina contra a covid-19 para os pacientes renais do Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde já assegurou 6.000 doses...

Perfil de Marília Mendonça no Instagram é reativado após duas semanas

O perfil do Instagram da cantora Marília Mendonça foi...

Você também pode gostar
Recomendado para você