Wellington Dias convida países da OCDE na luta contra a fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro defende Aliança Global contra a Fome e a Pobreza para fazer frente ao cenário de financiamento internacional fragmentado e sobrecarregado

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, convidou, nesta quarta-feira (17.07), os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a aderirem à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. O convite foi realizado em Nova Iorque, durante painel de discussão promovido pela OCDE.

“A participação concreta dos países doadores será fundamental para a Aliança – em primeiro lugar, para cumprirem os seus compromissos e suprir o atual déficit de financiamento ao desenvolvimento”, disse. “E, em segundo lugar, para melhor alinhar esses recursos com a luta contra a fome e a pobreza, incluindo os recursos climáticos, pois é tudo parte da chamada transição justa”, defendeu.

Divulgação

Durante evento, o ministro lamentou o cenário de financiamento internacional fragmentado e sobrecarregado para fazer frente a cerca de 735 milhões de pessoas que passam fome no mundo atualmente. De acordo 86 com relatórios internacionais preparados para a presidência brasileira do G20, os recursos não chegam aos mais necessitados e raramente atingem a escala necessária para induzir mudanças transformacionais.

“O apoio internacional às intervenções contra a fome e a pobreza costuma vir na forma de projetos frouxamente coordenados entre si, deixando de fora os próprios governos que poderiam sustentá-los e dar-lhes escala”, explicou. “As elevadas taxas de juro e o serviço da dívida estão sufocando o espaço fiscal para que esses países invistam em sua própria população e cumpram com os ODS”, acrescentou.

Diante desse panorama, foi proposta, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que está sendo trabalhada pela atual presidência brasileira no G20. “Esta Aliança pretende aumentar a coerência entre os atores em favor da urgente implementação, expansão e aprimoramento de uma cesta de políticas e programas a favor dos mais pobres, com base em evidências. O mundo melhor que prometemos em 2015 continua ao nosso alcance”, contou.

Iniciativas exitosas

O titular do MDS lembrou ainda de iniciativas adotadas no Brasil, como o Plano Brasil Sem Fome, o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, e citou resultados alcançados.

“Em 2023 tivemos um dos maiores crescimentos da renda da nossa história, com a massa salarial, a renda dos trabalhadores, tendo crescido 11,7%. A renda dos 5% mais pobres do país cresceu 38,5% em 2023, um aumento recorde. Reduzimos a insegurança alimentar grave em 74%, tirando da fome 24,4 milhões de pessoas no Brasil em apenas um ano”, resumiu.

HLPF

Wellington Dias está em Nova Iorque, desde segunda-feira (15.07), para participar do Fórum Político de Alto Nível (HLPF) da ONU. O objetivo é fortalecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de apresentar as ações implementadas pelo Brasil no combate à insegurança alimentar e debater a Agenda 2030. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal prova que Sergio Moro mandou grampear ilegalmente autoridades

Crimes do ex-juiz provocaram a anulação de processos feitos na Lava Jato, o que ocasionou o fim da operação...

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...
spot_img

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...
spot_img

Posts Recomendados