Rayssa Leal avança à final do skate em Paris-2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais cedo, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto encerraram suas participações

Rayssa Leal está mais viva do que nunca na briga pela primeira medalha do Brasil nos Jogos de Paris-2024. Em uma arena construída no centro da cidade, em plena Praça da Concórdia, a skatista chegou a dar um susto na torcida brasileira ao cometer erros em suas voltas na terceira bateria, mas compensou em seguida com excelentes manobras, uma delas a de maior pontuação na história dos Jogos Olímpicos, e garantiu a sétima das oito vagas na final após os resultados da última bateria: 241.43 pontos. A decisão acontece ainda neste domingo, a partir do meio-dia (horário de Brasília).

Rayssa Leal está na final do skate street — Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Já as outras brasileiras na prova não se classificaram para a decisão. Pâmela Rosa e Gabi Mazetto foram eliminadas matematicamente ainda na segunda bateria. Terminaram em 16º e 19º, respectivamente, com 205.23 e 144.35.

Vão à final, na ordem, Coco Yoshizawa-JAP, Liz Akama-JAP, Chenxi Cui-CHI, Chloe Covell-AUS, Funa Nakayama-JAP, Paige Heyn-EUA, Rayssa Leal e Poe Pinson-EUA

Início dramático

Rayssa estava na terceira série das eliminatórias e já entrou na pista tendo uma ideia do que precisava ser feito para conquistar a vaga na final. Mas a skatista de 16 anos não contava com dois erros, um em cada volta, que reduziram sua pontuação inicial para 59.88. Assim, a brasileira entrou pressionada para as manobras, onde precisaria somar duas grandes notas.

Recebendo instruções do irmão de criação e treinador Felipe Gustavo, além de palavras de apoio da compatriota Pâmela Rosa, Rayssa conseguiu se recuperar na prova e acertar suas manobras. As melhores delas (92.68 e 88.87) tiraram um peso das costas e a levaram ao 5° lugar provisório, restando ainda a última bateria. No fim, conquistou a vaga na final.

— Acho que óbvio que faltou algumas coisas, acertar algumas manobras simples da minha linha. Acho que deixei o meu nervosismo bater um pouquinho, mas agora está tudo certo, já passou, e vamos ver se conseguimos fazer final e fazer mais história — analisou Rayssa, que admitiu nervosismo em sua segunda olimpíada:

— Como falei, estava um pouco nervosa e precisava de alguma coisa para manter o ânimo. E minha família é o principal, está todo mundo aqui, ter o abraço de todo mundo, além da torcida, é muito bom. Foi isso que me motivou a continuar. Fiquei muito chateada porque todas as vezes estava acertando minhas linhas, mas chegar na hora para valer e não acertar, ficamos tristes.

Na decisão, o sistema de disputa será o mesmo das eliminatórias: cada atleta tem direito a duas voltas de 45 segundos e outras cinco manobras. Apenas a melhor volta e as duas melhores manobras serão contabilizadas para a pontuação final, que definirá os medalhistas olímpicos.

No atual ciclo olímpico, a skatista brasileira disputou 24 competições internacionais e ficou com o título em 14 delas. Ainda foi vice-campeã em três ocasiões e acabou sete vezes fora do pódio.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados