Cidades do Sul do Piauí começam a receber urnas para as eleições

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estão sendo entregues 1.851 equipamentos em 16 cidades pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Dezessete cidades localizadas na região Sul do Piauí começaram a receber as urnas eletrônicas que serão usadas na eleição municipal do dia 6 de outubro. A distribuição é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) em três rotas diferentes. Os equipamentos serão recebidos pelos cartórios eleitorais de cada região. Ao todo, são distribuídas 1.851 urnas.

Divulgação/TRE-PI

Recebem a partir de hoje as urnas eletrônicas para o pleito municipal as seguintes cidades: Floriano (259), Jerumenha (40), Canto do Buriti (111), Guadalupe (72), Uruçuí (101), Ribeiro Gonçalves (66), Manoel Emídio (91), Itaueira (104), Corrente (117), Bom Jesus (125), Parnaguá (92), Gilbués (137), Cristino Castro (96), Avelino Lopes (75), São Raimundo Nonato (270) e Caracol (95).

De acordo com o TRE-PI, a entrega das urnas prossegue nas próximas semanas e ao longo do mês de agosto para todo o Piauí.

Urnas foram criadas após problemas na eleição de 1994

As urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez em uma eleição no Brasil no pleito municipal de 1996. À época, o equipamento era chamado de Coletor Eletrônico de Voto (CEV). O uso das urnas eletrônicas foi definitivamente implantado no país após episódios de fraudes na votação por meio de cédulas de papel na eleição geral de 1994 no Rio de Janeiro que culminaram na anulação do pleito para os cargos de deputado federal e estadual.

Foi preciso acionar a Polícia Federal e o Exército para proteger os representantes do TSE que foram enviados para recontar os votos. Depois desta experiência, o Tribunal Superior Eleitoral começou a debater a possibilidade de usar equipamentos eletrônicos para registrar a escolha dos eleitores.

O projeto de informatização tomou forma em 1995 quando foi aprovado pelo TSE o relatório final com critérios básicos para desenvolvimento do equipamento. Os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais apresentaram os protótipos do que viria a ser as urnas eletrônicas utilizadas até hoje pelo sistema eleitoral brasileiro, considerado um dos mais seguros do mundo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados