Cidades do Sul do Piauí começam a receber urnas para as eleições

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estão sendo entregues 1.851 equipamentos em 16 cidades pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Dezessete cidades localizadas na região Sul do Piauí começaram a receber as urnas eletrônicas que serão usadas na eleição municipal do dia 6 de outubro. A distribuição é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) em três rotas diferentes. Os equipamentos serão recebidos pelos cartórios eleitorais de cada região. Ao todo, são distribuídas 1.851 urnas.

Divulgação/TRE-PI

Recebem a partir de hoje as urnas eletrônicas para o pleito municipal as seguintes cidades: Floriano (259), Jerumenha (40), Canto do Buriti (111), Guadalupe (72), Uruçuí (101), Ribeiro Gonçalves (66), Manoel Emídio (91), Itaueira (104), Corrente (117), Bom Jesus (125), Parnaguá (92), Gilbués (137), Cristino Castro (96), Avelino Lopes (75), São Raimundo Nonato (270) e Caracol (95).

De acordo com o TRE-PI, a entrega das urnas prossegue nas próximas semanas e ao longo do mês de agosto para todo o Piauí.

Urnas foram criadas após problemas na eleição de 1994

As urnas eletrônicas foram usadas pela primeira vez em uma eleição no Brasil no pleito municipal de 1996. À época, o equipamento era chamado de Coletor Eletrônico de Voto (CEV). O uso das urnas eletrônicas foi definitivamente implantado no país após episódios de fraudes na votação por meio de cédulas de papel na eleição geral de 1994 no Rio de Janeiro que culminaram na anulação do pleito para os cargos de deputado federal e estadual.

Foi preciso acionar a Polícia Federal e o Exército para proteger os representantes do TSE que foram enviados para recontar os votos. Depois desta experiência, o Tribunal Superior Eleitoral começou a debater a possibilidade de usar equipamentos eletrônicos para registrar a escolha dos eleitores.

O projeto de informatização tomou forma em 1995 quando foi aprovado pelo TSE o relatório final com critérios básicos para desenvolvimento do equipamento. Os Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais apresentaram os protótipos do que viria a ser as urnas eletrônicas utilizadas até hoje pelo sistema eleitoral brasileiro, considerado um dos mais seguros do mundo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Eleições 2024: 15 capitais vão saber neste domingo, quem será o próximo prefeito

Segundo turno será realizado em 51 cidades do país; votação começa às 8h de domingo, horário de Brasília Neste domingo...

Tribunal de Contas do Estado do Piauí bloqueia R$ 3 milhões do Fundef da Prefeitura de Água Branca

Prefeito disse que o valor será desbloqueado após apresentação do cronograma da execução do recurso. O conselheiro Abelardo Pio Vilanova,...

Número de lares homoafetivos no Piauí sobe de 312 para 2.697 em 12 anos

Segundo o IBGE o aumento de lares homoafetivos no estado foi de 764% Em 12 anos, o Piauí registrou um...

Programa Criança Feliz de Jerumenha realiza festividade com o tema “Reino Feliz” em comemoração ao Dia das Crianças

Nos dias 23 e 24 de outubro, o Programa Criança Feliz de Jerumenha promoveu uma animada festividade em alusão...
spot_img

PIX: tecnologia intensifica fiscalização do Fisco sobre os MEIs

Confira recomendações para manter o CNPJ regularizado. Com o advento do Pix, fazer transações financeiras ficou mais eficiente e barato,...

Apenas uma empresa apresentou proposta para comprar concessão da Agespisa

A concessão dos serviços de saneamento terá duração de 35 anos e prevê um investimento de R$ 8,6 bilhões...
spot_img

Posts Recomendados