Ciro Nogueira declarou que Lula acha inocentes Nicolás Maduro e o Hamas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro deu a declaração em suas redes sociais

O senador piauiense, Ciro Nogueira (PP), usou as redes sociais nesta quarta-feira (31) para criticar o posicionamento do Governo Lula (PT) diante das eleições na Venezuela e do grupo terrorista Hamas. Isso porque o Itamaraty condenou o assassinato do líder da organização terrorista. Para o presidente nacional do Progressistas, isso mostra que para o governo brasileiro, “Maduro e o Hamas são inocentes”.

Divulgação

“Lula, seu governo demora poucas horas para condenar o assassinato do líder do grupo terrorista Hamas. Não foi assim na tentativa de matar [o ex-presidente dos EUA Donald] Trump, nem no golpe da ditadura de Nicolás Maduro. Ou seja, para Lula, Maduro e o Hamas são inocentes. Mas, para o Brasil e o mundo, não”, escreveu Ciro Nogueira nas redes sociais.

Posicionamento sobre eleições na Venezuela

Dois dias após o pleito presidencial venezuelano, realizado nesse domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “normal” e “tranquilo” o processo eleitoral, que declarou o ditador Nicolás Maduro como reeleito. A oposição no país diz o contrário, e alega que o Edmundo González, principal opositor do candidato chavista na eleição, ganhou com 70% dos votos.

Membros e autoridades da comunidade internacional também contestaram o resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, especialmente pela falta de transparência. Diante dessa contestação, Maduro expulsou diplomatas da Argentina, Chile, Costa Rica, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai do país.

Em entrevista à TV Centro América, Lula chegou a mencionar que a solução para cessar os questionamentos sobre o pleito está na apresentação das atas eleitorais. “Na hora que tiver apresentado as atas, e for consagrado que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral da Venezuela”, afirmou o presidente.

No caso das eleições venezuelanas, não foram divulgadas as atas, e o CNE alegou uma “falha no sistema”. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Maduro disso que apresentaria os boletins dos votos de cada urna em alguns dias.

Partido de Lula reconheceu vitória de ditador

O Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é filiado, reconheceu a reeleição de Maduro, e chamou o processo eleitoral de “jornada pacífica, democrática e soberana”.

Para Lula, o texto reconhece e elogia a população pelo pleito pacífico. “Não tem nada de grave, não tem nada de assustador. Vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada a de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve uma pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e Justiça faz”, declarou o chefe do Executivo brasileiro.

No dia 13 de julho, quando o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sofreu um atentado, o Itamaraty e Lula repudiaram o ataque.

Governo Lula condenou “veementemente” assassinato de líder do Hamas

Nesta quarta-feira (31), o principal líder do Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado durante visita ao Irã, onde participou da cerimônia de posse do novo presidente iraniano, Masud Pezeshkian. Pouco tempo depois, o Itamaraty divulgou uma nota em que condena “veementemente” a morte do representante do grupo terrorista.

Segundo a nota divulgada pelo órgão, o crime representa um desrespeito à soberania do Irã e viola os princípios da Carta das Nações Unidas. “Atos de violência, sob qualquer motivação, não contribuem para a busca por estabilidade e paz duradouras no Oriente Médio”, diz trecho da nota.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em 10 anos, Piauí triplica produção de mel e passa do 6º para o 2º maior produtor do Brasil

Em 2014, o Piauí produziu 3.249,5 toneladas de mel e, em 2023, saltou para 8.829,8 toneladas produzidas, um aumento...

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Decisão final deve ser anunciada nos próximos dias O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou nesta quinta-feira (19) a...

Flamengo joga mal e perde para o Peñarol no Maracanã

Rubro-Negro sai atrás em disputa por vaga na semi da Libertadores Com uma atuação marcada pela pouca criatividade e pela...

Hospital São Marcos suspende atendimento do SUS e cobra repasse da FMS

Os pacientes, que se dirigiram ao hospital, nesta quinta-feira (19), foram surpreendidos com a notícia. O Hospital São Marcos suspendeu...
spot_img

Prefeitura de Floriano emite comunicado sobre contratação de empresa responsável por iluminação de LED

Confira a nota na integra NOTA DE ESCLARECIMENTO A Prefeitura Municipal de Floriano vem a público ESCLARECER alguns pontos sobre a...

Governo do Piauí realiza evento em novembro com prefeitos eleitos sobre as melhores práticas de administração pública

O Prepara Prefeitos promete ser um marco na aproximação entre os novos gestores e as iniciativas do governo. Em dois...
spot_img

Posts Recomendados