Na Rádio Cidade Luz, equipe do CREAS de Guadalupe fala sobre violência contra a mulher

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), coordenadora pela pedagoga Vitória Régia, assistente social Pâmala Ferreira e advogada Luma Martins, estiveram na manhã desta quinta-feira, 29, concedendo entrevista no programa Show da Manhã apresentado por Leônidas Amorim na Rádio Cidade Luz FM 104,9Mhz.

Durante a entrevista, as entrevistadas informaram, principalmente para o público feminino, as diversas formas de violência contra a mulher. Além do enfoque na campanha, várias dúvidas foram tiradas, e destacando a importância e o trabalho feito pela equipe multidisciplinar do CREAS.

As profissionais lembraram que a participação de toda sociedade é importantíssima na luta contra a violência que atinge as mulheres.

A coordenadora do Creas lembrou que o órgão conta com duas advogadas, Dra. Luma e Dra. Linndenaria Torres e a psicóloga Lisiane Rios.

“O que é o Agosto Lilás?

O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Brasil. Essa campanha utiliza o mês de agosto como referência para que eventos de conscientização aconteçam em todo o país por meio dos agentes públicos e dos meios de comunicação disponíveis.

Além da conscientização, a campanha do Agosto Lilás prevê a divulgação dos órgãos de combate e suporte para atender mulheres em situação de violência, difundindo os canais de denúncia e quais são as medidas existentes para garantir a proteção de mulheres que sofrem violência. Medidas como o Agosto Lilás se fazem necessárias diante do enorme problema da violência contra a mulher no Brasil.”

“Significado do Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher. A campanha é parte de um esforço de conscientização popular sobre essa questão, incentivando a denúncia e a repressão de casos do tipo em nosso país. É uma campanha que visa à redução da violência contra a mulher no Brasil e que transforma o mês de agosto como um período dedicado à proteção das mulheres em nosso país.

Objetivos do Agosto Lilás

O Agosto Lilás tem como objetivo contribuir para a conscientização sobre a problemática que é a violência contra a mulher em nosso país. É um mês dedicado a reforçar as iniciativas de proteção às mulheres, tendo como objetivo:

Propor debates em todo o país sobre a questão da violência contra a mulher.

Realizar eventos públicos que pensem em políticas públicas em defesa das mulheres que sofrem violências.

Garantir o acesso à informação sobre os canais de denúncia para relatar casos de violência contra a mulher.

Conscientizar a população sobre as instituições que atuam em casos de violência contra as mulheres e quais são as medidas que podem ser tomadas para garantir a defesa delas.

Sensibilizar a população acerca do grave problema que é a violência contra a mulher.

Cobrar o apoio do governo brasileiro a iniciativas sociais para prevenir a violência contra a mulher.

Conscientizar a mulher acerca de todos os tipos de violência que ela pode sofrer.

No geral, todas as iniciativas durante o Agosto Lilás objetivam reduzir a violência contra a mulher no Brasil. Além disso, o Agosto Lilás procura difundir informação a respeito das ações a serem tomadas para dar suporte às mulheres que passam por algum tipo de violência.”

“Importância do Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de grande importância porque luta contra a violência contra a mulher, buscando reduzir esse tipo de crime em nosso país. A importância dessa campanha também está na sua busca por garantir acesso à informação às mulheres que procuram ajuda para sair de uma situação de violência.

Uma das grandes contribuições do Agosto Lilás é sua busca pela popularização de algumas informações vitais para combater a violência contra as mulheres. A primeira delas é conseguir identificar um cenário de violência contra a mulher, uma vez que vai muito além da agressão física. Os tipos de violência que podem ser realizados contra uma mulher são:

Violência física: envolvendo qualquer tipo de agressão.

Violência sexual: quando a mulher é obrigada a realizar alguma prática sexual contra a sua vontade por meio da força, da intimidação ou do constrangimento.

Violência psicológica: ações que envolvem agressões emocionais que buscam degradar, manipular, humilhar uma mulher, entre outros tipos de ações.

Violência moral: consiste em promover humilhação pública de uma mulher, expondo atos de sua vida, inventando mentiras contra ela etc.

Violência patrimonial: ações que buscam afetar negativamente a vida de uma mulher por meio do dinheiro, afetando seu sustentando, controlando dinheiro que pertence a ela, destruindo bens dessa mulher etc.

A partir do momento que o quadro de violência contra a mulher é identificado, o Agosto Lilás também tem grande importância em informar a população sobre os locais de denúncia. Atualmente, o Ligue 180 é o principal canal de denúncia para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Essa central encaminha as denúncias para os órgãos responsáveis, além de monitorar o avanço das denúncias realizadas. Outras denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil; pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e pelo Telegram, por meio do perfil Direitos Humanos Brasil. O atendimento no Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Por fim, vale destacar que medidas como o Agosto Lilás são fundamentais no Brasil, uma vez que o histórico de violência contra a mulher é muito extenso aqui. As estatísticas são evidências do tamanho do problema que são a misoginia e a violência contra a mulher no Brasil, pois estima-se que mais de 800 mil estupros ocorram, por ano, em nosso país. Além disso, estima-se que uma mulher é vítima de feminicídio em nosso país a cada sete horas. Esses dados apontam a importância de iniciativas como o Agosto Lilás.”

Confira as imagens

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Testes de sirenes serão realizados em Guadalupe nos dias 5 e 6 de dezembro como parte do plano de segurança da barragem de Boa...

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, Piauí, será o foco de...

Presidente da Câmara de Jerumenha prestigia evento de cultura e respeito à consciência negra no povoado Artur Passos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O vereador Raulys Gama, presidente da Câmara Municipal de Jerumenha, participou de uma...

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...
spot_img

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...
spot_img

Posts Recomendados