Justiça Eleitoral retira Luciano Fonseca da disputa pela prefeitura de Bertolínia; ele foi alvo do GAECO na Operação Bacuri

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo, da 67ª Zona Eleitoral do Piauí, julgou procedente pedido de impugnação do registro de candidatura a prefeito de Bertolínia do político Luciano Fonseca de Sousa, alvo da Operação Bacuri – deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPI).

Para o magistrado, “não foram preenchidas todas as condições legais para o registro de candidatura, notadamente as condições de elegibilidade, havendo informação de causa de inelegibilidade, prevista no art. 1º, inc. I, alínea “g”, da LC nº 64/1990”, que trata daqueles que têm suas contas relativas a cargos públicos rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e que não caiba mais decisão, salvo se suspensa ou anulada pela justiça.

A decisão aponta que Luciano Fonseca de Sousa teve “suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), relativas ao exercício financeiro do ano de 2016, quando ocupava o cargo de chefe do poder executivo de Bertolínia/PI”.

E que “no caso dos autos, como visto, o impugnado, no exercício do cargo de prefeito, teve as suas contas rejeitadas pelo órgão competente (Câmara de Vereadores de Bertolínia/PI), por decisão irrecorrível datada do dia 30 de outubro de 2023”.

“Deve-se sopesar, ademais, que as irregularidades que motivaram a rejeição das contas são insanáveis e configuram ato de improbidade administrativa, praticado na modalidade dolosa. Isto porque, pela análise dos documentos, nota-se que há imputação débito ao recorrido, identificação de dano ao erário e prática de atos ilegais e omissivos quanto ao dever de prestar contas, desvelando a má administração pública dos recursos públicos e o desrespeito à coisa pública, ao tempo em que conduzia a chefia do executivo municipal de Bertolínia/PI”, entendeu o magistrado, que declinou as irregularidades apresentadas pelo TCE no parecer prévio para recomendar a rejeição das contas de Luciano Fonseca, que à época exercia o cargo de prefeito de Bertolínia:

As irregularidades reveladas são:

a) Ingresso extemporâneo do PPA, da LDO e da LOA. 

b) Ausência e atraso na publicação dos decretos autorizativos dos créditos adicionais. 

c) Ingresso extemporâneo da prestação de contas mensal. 

d) Não envio de peças componentes da Prestação de Contas Mensal. 

e) Ingresso extemporâneo da prestação de contas anual.

f) Divergências encontradas na análise técnica e no sagres-contábil nos valores referentes às ações e serviços de saúde. 

g) Inexpressiva arrecadação de IPTU. 

h) Despesa com pessoal do Poder Executivo superior ao limite Prudencial. 

i) Restos a pagar do Poder Executivo sem comprovação financeira no último ano do mandato. 

j) Depósito sem disponibilidade financeira (possível apropriação de recursos de terceiros) 

k) Realização de bloqueios das contas bancárias do município por ausência de prestação de contas. 

Ainda segundo o magistrado, “no caso em questão, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) recomendou a rejeição das contas de Luciano Fonseca de Sousa referentes ao exercício de 2016, quando ocupava o cargo de prefeito de Bertolínia/PI. O parecer do TCE/PI apontou condutas que se enquadram nas hipóteses de enriquecimento ilícito e dano ao erário, sendo este acolhido e ratificado por decisão irrecorrível da Câmara de Vereadores, que julgou reprovadas as contas do Poder Executivo Municipal, referentes ao exercício financeiro de 2016, quando liderado pelo ex-prefeito Luciano Fonseca de Sousa, ora impugnado”.

“Frise-se que o julgamento é datado de outubro/2023, de tal sorte que o impugnado está inelegível até dezembro/2031, inexistindo notícia de que a decisão tenha sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”, pontuou o juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara Municipal de Teresina aprova reforma administrativa encaminhada pelo prefeito eleito Sílvio Mendes

A proposta também cria as secretarias de Segurança Pública e de Articulação Institucional. A Câmara Municipal de Teresina aprovou na...

Piauí registrou abertura de 28,5 mil novas empresas de janeiro a novembro deste ano

Os dados refletem um crescimento de 4,44% em relação a 2023, quando foram registrados 27.328 novos negócios. O Piauí continua...

Joel Rodrigues desmente diálogo do PP com PT sobre fusão cruzada

"Esse debate não foi colocado para o meu conhecimento como presidente estadual", afirmou o líder. A informação de que o...

Empreendedores têm novo prazo para quitar dívidas do Simples Nacional

Adesão ao programa com condições especiais pode ser feita até 31 de janeiro de 2025 A PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda...
spot_img

Gracinha Mão Santa nega interferência na gestão do prefeito eleito de Parnaíba

A deputada informou que o Novo Francisco é de sua indicação, o que já é suficiente. A deputada Gracinha Mão...

Presidente do PT alerta: ida ao centro político comprometeria identidade e seria ‘suicídio da sigla’

Gleisi admitiu que, apesar da idade, terá de insistir com Lula em 2026 por não ter outro nome. A presidente...
spot_img

Posts Recomendados