Fenômeno climático: chuva preta deve ocorrer em parte do Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A chuva preta ocorre quando partículas de fuligem, resultantes de queimadas e poluição, se misturam com a umidade atmosférica e são devolvidas à superfície na forma de chuva.

Nos próximos dias, uma nova frente fria que está avançando para a Região Sul e Sudeste do Brasil, associada a grandes concentrações de fuligem na atmosfera, pode provocar o fenômeno conhecido como “chuva preta”. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água poderá conter contaminantes, tornando-a inadequada para o consumo e prejudicial ao meio ambiente.

Fenômeno climático: chuva preta deve ocorrer em parte do Brasil

A chuva preta ocorre quando partículas de fuligem, resultantes de queimadas e poluição, se misturam com a umidade atmosférica e são devolvidas à superfície na forma de chuva. Esse fenômeno é potencializado pela combinação de uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai com a poluição atmosférica. O resultado é uma precipitação que carrega sujeiras e contaminantes, afetando solo, rios e vegetação.

De acordo com o Inmet, o fenômeno deve atingir principalmente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é que a chuva preta se estenda para o sul de Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste à medida que a frente fria se desloca. A intensificação das chuvas está prevista para começar já na noite de sábado (14) em Santa Catarina e, no domingo (15), atingir o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo
O Inmet prevê que, após a passagem da frente fria, a chuva começará a diminuir na Região Sul entre sábado e domingo. A frente fria deve avançar para São Paulo e outras áreas do Sudeste, com a expectativa de que, entre domingo e segunda-feira (16), a chuva se concentre no leste de São Paulo e no litoral paulista.

Enquanto isso, o miolo central do país, que inclui partes do Centro-Oeste e do Norte, continuará a experimentar um clima seco e quente. A região deve registrar temperaturas elevadas, chegando a até 41°C em algumas áreas, e baixos índices de umidade, abaixo de 15% em localidades como sul do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Tocantins. O ar seco e quente deve persistir ao longo da semana.

O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas tome precauções para evitar a exposição à chuva preta e a condições meteorológicas adversas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 55 milhões; veja os números

As apostas podem ser feitas até as 19h no dia do sorteio, em lotéricas, na internet ou no aplicativo...

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...
spot_img

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...
spot_img

Posts Recomendados