Com virada no fim, Rayssa Leal é bicampeã mundial de skate street

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Brasileira de 16 anos brilhou com grande performance em Roma

Duas vezes medalhista olímpica e agora duas vezes campeã mundial. Este é o currículo da maranhense Rayssa Leal, que conquistou o bi do mundo neste sábado (14), durante o campeonato mundial de skate street, em Roma, na Itália.

Para sair com o título, Rayssa precisou de uma grande manobra, que garantiu a virada no final da competição. A skatista de 16 anos competiu contra outras sete atletas na decisão, todas elas japonesas. A brasileira foi campeã do mundo também em 2022.

Agora, na primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris, Rayssa mostrou grande forma. No skate street, a disputa se inicia com cada atleta tendo direito a duas voltas dentro de um percurso, onde vale a melhor nota entre essas duas tentativas. A brasileira teve as duas melhores notas entre todas as competidoras, registrando primeiro um 86,44 e depois um 88,43 (nota que carregou para a continuação da final).

© Wander Roberto/COB/Direitos Reservados

A segunda parte da competição consiste em manobras únicas. Cada atleta tem direito a cinco tentativas e as duas melhores notas entram para o somatório. Nesta fase, Rayssa encontrou uma adversária ferrenha: Momiji Nishiya – ouro nos Jogos de Tóquio – emendou boas manobras em sequência, alcançando a maior nota única entre todas as finalistas, um 94.88. Com isso, pulou para a liderança, já que Rayssa não conseguiu completar as manobras nas duas primeiras tentativas.

Pontuação

Nas duas seguintes, no entanto, a brasileira encaixou boas performances e pontuou alto, primeiro com um 88,14 e depois um 93,99, que a fez superar Nishiya em sua penúltima tentativa. Restando apenas uma tentativa para cada atleta, somente Nishiya ainda tinha chances de tirar o título de Rayssa. No entanto, ela falhou em sua última manobra e a brasileira confirmou a conquista.    

O feito de Rayssa chama a atenção porque ela competiu contra sete atletas do país considerado a maior potência na atualidade. Para se ter uma ideia, as duas edições do skate street em Jogos Olímpicos terminaram com vitória japonesa. Tanto em Tóquio quanto em Paris, Rayssa (prata em 2021 e bronze em 2024) foi a intrusa em pódios formados somente com atletas do Japão. Aliás, as quatro japonesas que estiveram nesses pódios (Momiji Nishiya, Funa Nakayama, Coco Yoshizawa e Liz Akama) também estavam presentes na final deste sábado.

Pouco depois da decisão feminina, houve a final entre os homens. O Brasil foi representado por Kelvin Hoefler, que, após sair mancando de sua segunda volta, acabou desistindo da competição, terminando em oitavo lugar.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital São Marcos suspende atendimento do SUS e cobra repasse da FMS

Os pacientes, que se dirigiram ao hospital, nesta quinta-feira (19), foram surpreendidos com a notícia. O Hospital São Marcos suspendeu...

Prefeitura de Floriano emite comunicado sobre contratação de empresa responsável por iluminação de LED

Confira a nota na integra NOTA DE ESCLARECIMENTO A Prefeitura Municipal de Floriano vem a público ESCLARECER alguns pontos sobre a...

Governo do Piauí realiza evento em novembro com prefeitos eleitos sobre as melhores práticas de administração pública

O Prepara Prefeitos promete ser um marco na aproximação entre os novos gestores e as iniciativas do governo. Em dois...

Operação contra pirataria derruba mais de 600 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal e prende suspeitos no Brasil

Ação mobilizou 9 estados, 5 países, órgãos continentais e até a Premier League, organizadora do campeonato de futebol inglês....
spot_img

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Unidade é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina...

Políticos e centrais sindicais criticam elevação da Selic

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano A decisão do Copom de elevar a taxa Selic para...
spot_img

Posts Recomendados