STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão mantém entendimento da Corte sobre aposentadorias

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta sexta-feira (20) dois recursos contra a decisão da própria Corte que derrubou a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso é julgado pelo plenário virtual.

O placar da votação é de 7 votos a 1 pela rejeição dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Tasso Marcelo/Agencia Estado/Dedoc

Além do relator, ministro Nunes Marques, os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso votaram para negar os recursos.

O único voto favorável aos aposentados foi proferido pelo ministro Alexandre de Moraes, que reconheceu que o STF já decidiu validar a revisão da vida toda. Faltam três votos. 

O julgamento virtual será finalizado na sexta-feira (27).

Entenda

Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício. O placar do julgamento foi de 7 votos a 4.

A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.

Ao julgarem constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados.

Antes da nova decisão, o beneficiário poderia optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretaria de Educação de Guadalupe promove Oficina das Emoções e palestra do Setembro Amarelo

O evento foi destinado aos auxiliares de alunos com deficiências e contou com a presença de professores e diretores. Na...

Obras de construção da nova rodovia que liga o Piauí ao Ceará estão avançadas

“E todo esse esforço resultará em uma maior integração interestadual”, disse Leonardo Sobral. As obras de asfaltamento da PI 115,...

TCE-PI prorroga inscrições de concurso público para vaga de Auditor de Controle Externo

O candidato aprovado receberá o salário básico de R$ 17.642,47, além de benefícios: gratificação de desempenho, auxílio-alimentação e auxílio-saúde. As...

Ministério da Educação planeja medida para proibir celulares em escolas no Brasil

A intenção é lançar a medida em outubro e enviar a proposta para o Congresso O Ministério da Educação está...
spot_img

X informa ter cumprido prazo e indicado representante legal no Brasil

Advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi a indicada A rede social X informou ter enviado nesta sexta-feira (20) ao...

ProUrbe completa um ano e garante moradia digna a 32 mil famílias com a regularização de imóveis

Com atuação em 13 municípios, o programa tem a meta de alcançar 100 mil imóveis regularizados até 2026. O Governo...
spot_img

Posts Recomendados