Ativar para ir para o player da Audima

PSD é o partido que comandará mais prefeituras e população maior no país, seguido pelo MDB e PL

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou apenas em Fortaleza e voltará a comandar uma capital após oito anos

Os dois partidos com o maior número de prefeituras no Brasil, PSD e MDB, vão comandar também o maior número de capitais. Com a definição dos resultados do segundo turno, as duas siglas elegeram, cada uma, cinco prefeitos. Foi o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, a sigla que mais cresceu, ao conquistar Rio Branco, Maceió, Aracaju e Cuiabá. A legenda não elegia um prefeito de capital desde o ano 2000. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou apenas em Fortaleza, e voltará a comandar uma capital após oito anos.

Foto: Lucas Dias

Apesar do empate com os emedebistas no número de capitais, o PSD saiu em vantagem ao comandar um contingente maior de habitantes no país a partir de 2025. Somadas, as 887 cidades que estarão sob o comando do partido concentram uma população de 37 milhões de pessoas. O MDB vem logo atrás, com 36,5 milhões de habitantes nas suas 853 prefeituras — a maior delas, São Paulo, com 11 milhões de habitantes.

Veja quem ganhou o quê nas eleições municipais de 2024 — Foto: Arte O Globo
Veja quem ganhou o quê nas eleições municipais de 2024 — Foto: Arte O Globo

Projeto de partido

Para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marco Antônio Teixeira, o crescimento do PSD de 2020 para 2024 é fruto de um trabalho consistente do seu presidente, Gilberto Kassab. Teixeira diferencia a estratégia adotada pelo MDB, que em geral conta mais com líderes regionais. Baleia Rossi, presidente emedebista, por exemplo, se concentrou na campanha à reeleição de Ricardo Nunes, na capital paulista, da qual foi coordenador.

— O resultado do PSD me parece mais sólido e como parte de um projeto do partido que tem a liderança do Gilberto Kassab. No caso do MDB, há mais lideranças estaduais, como os Calheiros em Alagoas. Não dá para dizer que é um partido com a mesma coesão — avalia o cientista político.

No caso do PL, Teixeira afirmou que as vitórias são importantes para colocar o partido como uma das principais siglas nas capitais, mas destacou que nenhuma das quatro cidades que serão comandadas pela sigla está entre as maiores do Brasil. A maior vitória do PL foi em Maceió, décima quarta capital em número de habitantes. As capitais do PL, somadas, têm 2,6 milhões de habitantes, enquanto Fortaleza, que ficou com o PT, tem 2,5 milhões de habitantes.

— A última vez que o PT elegeu um prefeito de capital foi em 2016. Bem ou mal, é um retorno do partido. Mas, nacionalmente, o que a eleição deixou claro é que hoje nenhum projeto de prefeitura do PT passa pelo Sul e Sudeste — disse.

Domínio do Centrão

O resultado do segundo turno também consolidou o domínio de partidos do Centrão nas eleições municipais deste ano. Com as vitórias em Goiânia e em Natal, o União Brasil comandará quatro capitais a partir do ano que vem — o DEM, que se fundiu ao PSL para fundar a nova legenda, também elegeu quatro em 2020. A vitória na capital de Goiás, com Sandro Mabel, ocorreu contra o nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Fred Rodrigues (PL), em uma disputa que opôs duas forças da direita.

— Não fecho portas, mas Bolsonaro foi extremamente deselegante e até desrespeitoso. A idade ensina a comandar um processo eleitoral e a aglutinar forças — disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Já o PP, que venceu em Campo Grande e João Pessoa, manteve as duas capitais que possuía. O Avante também conseguiu se manter à frente da capital que já comandava, Manaus, com a reeleição de David Almeida.

A eleição marcou ainda o sumiço do PSDB das capitais. Há quatro anos, além da vitória em São Paulo, o partido também venceu em Natal, Palmas e Porto Velho. O partido também havia conquistado o maior número de cidades com mais de 200 mil eleitores, com 17 vitórias em 2020. Neste ano, foram apenas cinco.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emite alerta de risco de queimadas no Piauí para os próximos dias

Os dados mais recentes do Inpe apontam a presença de mais de 1.400 focos de queimadas no estado. O Instituto...

Pesquisa Quaest aponta que oito em cada dez menções à PEC da Blindagem nas redes são negativas

Proposta devolve ao Congresso a responsabilidade de abrir ou não inquéritos mirando parlamentares Pesquisa do instituto Quaest divulgada neste sábado,...

Piauí enfrenta estiagem severa com 126 municípios em emergência e déficit de 40% nas chuvas

O Piauí vem acumulando um período extenso de estiagem. A falta de chuvas atinge diversos municípios, principalmente aqueles situados...

Pequi, considerado o “ouro do Cerrado”, pode trazer benefícios à saúde dos rins, indicam estudos

Pesquisas recentes mostram que óleo do fruto reduz inflamação e protege tecidos renais em testes com animais No coração do...
spot_img

Vídeo de câmera de segurança auxilia investigações de incêndio no centro de Guadalupe; polícia já tem suspeito

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Um dia após o incêndio que atingiu a vegetação e alcançou parte da...

Wellington Dias critica aprovação da PEC da Blindagem: “A lei deve valer para todos”

Ministro revelou que o tema ainda será debatido internamente no Partido dos Trabalhadores. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Posts Recomendados