Crimes ambientais na Amazônia Legal aumentam 88%, aponta PRF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Números foram registrados entre agosto e setembro de 2023. Agentes atribuem o aumento do número de ocorrências à intensificação da vigilância

Entre o início de agosto de 2023 e o fim de setembro deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 88% na ocorrência de crimes ambientais na Amazônia Legal, na comparação com os 14 meses anteriores.

Embora institutos de pesquisa como o Imazon venham apontando que a degradação florestal nos nove estados que compõem a região é a maior dos últimos 15 anos, a PRF atribui o aumento do número de ocorrências à intensificação da vigilância, fruto do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas).

Fiscalização na Amazônia – Foto: PRF

Segundo o órgão, desde que o plano foi instituído, em julho do ano passado, com o objetivo de combater diferentes tipos de crimes na região, a quantidade de operações de fiscalização foi quase 148% superior à do mesmo período anterior. Com isso, o número das ocorrências de crimes ambientais saltou de 932 para 1.754.

Já o total de pessoas fiscalizadas cresceu 115%, passando de 13.226 para mais de 28 mil, enquanto o número de veículos abordados aumentou cerca de 110%, passando de 13.526 para 28.607. As apreensões de minérios em geral cresceram mais de 170% e as de madeira, 65%.

“Além da abordagem de pessoas e veículos, apreensões e prisões de criminosos, muitos com extensa ficha criminal, a PRF impôs enorme prejuízo ao crime organizado, com a inutilização de equipamentos utilizados no garimpo ilegal, como balsas, motores, tratores, escavadeiras, caminhões e até aviões e helicópteros”, informou a PRF ao destacar, em nota, que o Plano Amas contará com investimento de R$ 1,2 bilhão provenientes do Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Amazônia Legal ocupa 58% do território brasileiro, abrangendo nove estados das regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso) e Nordeste (Maranhão).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Atualização do Plano de Recursos Hídricos do Piauí será discutida em audiências

As discussões devem acontecer de 4 a 7 de novembro, nos municípios de Picos, Bom Jesus e Parnaíba. A atualização...

Após rompimento, Rafael Fonteles exonera ex-deputado Mainha

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição de terça-feira (29). O governador do Piauí, Rafael Fonteles...

PT quer encontrar forma de se comunicar com trabalhador que não quer carteira assinada

Na reunião do Diretório Nacional do PT, logo após o segundo turno das eleições, a presidente nacional do partido,...

Cerca de 70% das mulheres diagnosticadas com câncer são abandonadas por seus parceiros

Profissional da área de Psicologia explica como o abandono dos parceiros pode fragilizar mulheres em tratamento contra o câncer...
spot_img

Beijo de animais podem fazer mal à saúde? Entenda

Pessoas idosas, crianças, gestantes e imunossuprimidos têm mais chances de contraírem infecções a partir do contato com animais. Sintomas...

Fábio Novo diz que PT precisa apostar na formação de novas lideranças

Em sua análise, o deputado petista destacou que o PT tem que ter uma militância digital forte. O deputado estadual...
spot_img

Posts Recomendados