Ministros da América Latina e do Caribe discutem estratégias para fortalecer sistemas de proteção social

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em fórum ministerial em Barbados, Wellington Dias destacou importância de aliar acesso a políticas de saúde, educação e cuidados para que a transformação de sistemas de proteção social seja efetiva

O XVI Fórum Ministerial para o Desenvolvimento na América Latina e no Caribe reúne representantes dos países dessas regiões para a troca de experiências sobre desafios e avanços nas políticas sociais. Um dos principais eventos desta quinta-feira (31.10) foi a mesa de debates sobre adaptação dos sistemas de proteção social para populações vulneráveis. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da reunião.

Realizado em Bridgetown, capital de Barbados, o fórum traz nesta edição a temática “Resiliência em Ação: Políticas Sociais para Enfrentar Incertezas na América Latina e no Caribe”. Após a cerimônia de abertura do evento e reuniões com representantes de outros países, na parte da manhã, o ministro brasileiro participou das discussões em torno de estratégias de adaptação e transformação dos sistemas de proteção social.

“Para alcançar essa adaptabilidade, podemos explorar a implementação de tecnologias, como identidades digitais, para aumentar a eficiência e abrangência dos programas de assistência. Essas ferramentas permitem identificar e atender de maneira mais rápida e precisa às necessidades da população, criando redes de segurança social mais inclusivas e resilientes”, pontuou Wellington Dias.

Ao lado de representantes de outros países, o titular do MDS chamou atenção para a importância de associar a questão das mudanças climáticas ao tema da proteção social, compreendendo que a crise climática contribui para aumentar a vulnerabilidade das populações que já vivem nessa situação.

“Eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais frequentes, impactando diretamente as populações mais vulneráveis. É preciso que os sistemas de proteção social se adaptem a essas condições, oferecendo soluções para quem sofre com o deslocamento, a perda de meios de subsistência e o acesso a serviços essenciais em decorrência de desastres naturais”, destacou o ministro.

O acesso aos cuidados de saúde da população que necessita de políticas de proteção social foi outro ponto essencial do debate. Wellington Dias apontou que a covid-19 revelou a fragilidade dos sistemas de saúde e a exclusão a que são submetidas milhões de pessoas nos países da América Latina e do Caribe.

“Integrar medidas adaptativas aos sistemas de saúde é fundamental para que possamos oferecer cuidados preventivos e suporte em saúde mental, especialmente durante e após períodos de crise. A saúde mental, em particular, é muitas vezes negligenciada em políticas públicas, mas é essencial para a recuperação e o bem-estar das comunidades”, defendeu o titular do MDS.


Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Para o ministro Wellington Dias, os esforços para o enfrentamento das mudanças climáticas, a consolidação de políticas de cuidado e, sobretudo, a preocupação em atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), são eixos que unem os países da América Latina e do Caribe. 

“Estamos em busca de experiências resilientes na proteção social para enfrentar os desafios climáticos e combater à fome, que é a ação principal dos ODSs. Vamos sair daqui mais fortalecidos”, declarou o ministro.

Fórum Ministerial

O Fórum Ministerial para o Desenvolvimento da América Latina e do Caribe oferece aos ministros e outros tomadores de decisão um espaço para discutir experiências em políticas públicas na área de desenvolvimento humano e social e identificar respostas aos novos desafios da região.

O evento organizado pelo governo de Barbados com o apoio do Escritório Regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a América Latina e o Caribe, bem como de várias outras agências, aborda questões relevantes para a região, como: gestão social, inclusão de jovens, respostas sociais à crise global e suas consequências, financiamento de políticas sociais e estratificação social.

A XVI edição do Fórum Ministerial ocorre em Barbados até esta sexta-feira (1.11), com o apoio do PNUD e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Os debates giram em torno de como as políticas sociais podem contribuir para construir resiliência em tempos incertos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereadores de Guadalupe aprovam projeto de lei complementar por unanimidade

Na sessão realizada nesta segunda-feira, 4 de novembro, a Câmara Municipal de Guadalupe aprovou por unanimidade um projeto de...

Bruno Henrique , do Flamengo, é alvo de operação contra manipulação de bets

Segundo as investigações, o atleta forçou uma falta para cartão no jogo contra o Santos, há 1 ano, válido...

Silvio Mendes revela desvio de mais de R$ 20 milhões da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

FMS confirmou o desvio, que teria sido descoberto durante auditoria interna. Não há detalhes sobre o valor desviado. O prefeito...

Floriano participa da Campanha Novembro Azul: “Homem que se cuida, vive mais”

“Estamos aqui para apoiá-los e para mostrar que prevenir é sempre o melhor caminho. Cuidar da saúde é um...
spot_img

Rafael Fonteles defende avanço da industrialização do Piauí em evento do BTG Pactual para o agro

AgroForum é um encontro que reúne profissionais e investidores do agronegócio para debater o panorama do setor. O governador Rafael...

Órgãos federais buscam fechar cerco a comércio ilícito de tabaco

Questão é prioridade para o governo brasileiro, diz médica Um encontro de representantes de órgãos federais realizado nesta segunda-feira (4)...
spot_img

Posts Recomendados