Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí inicia campanha de atualização de rebanhos de olho em selo internacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.

O Piauí já é área livre da febre aftosa sem vacinação com reconhecimento nacional. O reconhecimento veio em março, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Porém, o Estado ainda busca ter o selo internacional e, assim, poder comercializar animais com outros países. Um dos pré-requisitos é ter o rebanho sempre atualizado. Para isso, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) lançou campanha para renovação cadastral para todos os criadores piauienses.

Bovinocultura de leite,Vaca, leite

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. Ela vai ocorrer semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano, com duração de 60 dias. A primeira iniciou na sexta-feira (1º) e vai até o dia 31 de dezembro. A campanha de maio recebeu o nome de “Mês da Saúde Animal”.

“A atualização cadastral é essencial para garantir a segurança sanitária do rebanho piauiense e permitir o trânsito de animais de forma regular e legalizada. Isso sem falar que o cadastro consolidado vai facilitar o planejamento das ações na gestão pecuária”, destacou Fábio Abreu, secretário da Sada, lembrando que esta é a primeira vez que a campanha ocorre independente, ou seja, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A atualização de rebanhos é obrigatória e não apenas para produtores de bovinos e bubalinos. Deverão, também, ser atualizados dados da propriedade, do produtor rural e das explorações pecuárias, ou seja, o quantitativo de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equídeos, apicultura e animais aquáticos. Atualmente o Piauí conta com quase 202 mil propriedades rurais com uma ou mais criação de animais.

“Ao finalizar esta campanha teremos dados mais atualizados e precisos de todos os rebanhos e criações que melhoram o planejamento nas ações de sanidade animal, contribuindo com o fortalecimento das cadeias produtivas e trazendo desenvolvimento econômico para o nosso estado”, enfatizou Simone Lima, coordenadora de Defesa Animal da Adapi, que é a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí.

Lembrando, ainda, que o cadastro é obrigatório para se iniciar a atividade de criação e o criador que não fizer a atualização seu cadastro é bloqueado no sistema e ficará sem emitir documentos como GTA (Guia de Trânsito Animal) ou ficha sanitária (usada para requerer milho da Conab ou empréstimos). A atualização, também, vai servir para colocar em dia as vacinações como de brucelose (obrigatória para fêmeas bovinas), raiva e influenza equina.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil fica em último lugar em ranking de competitividade industrial da CNI

Com nota média de 3,6 em uma escala de 0 a 10, o Brasil foi superado por nações como...

Buracos na pista e alta velocidade podem ter causado acidente que matou três pessoas em Fronteiras

O veículo, com seis ocupantes, seguia de Campo Sales com destino a São Julião quando caiu em um buraco. O...

Reino Unido decide que definição legal de “mulher” exclui mulheres trans

A decisão deve impactar profundamente as políticas de igualdade no país. A Suprema Corte do Reino Unido decidiu, por unanimidade...

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Registro é voluntário e gratuito. Cães e gatos já podem ter o seu próprio RG Animal. O Sistema do Cadastro Nacional de...
spot_img

Saiba quem são os três jovens que morreram após carro capotar no Sul do Piauí

Um grave acidente foi registrado na tarde de quinta-feira, 17 de abril, na BR-230, nas proximidades do município de...

Nordeste lidera crescimento da renda do trabalho em 2024, aponta FGV

Região registrou um aumento de 13%, quase o dobro da média nacional, que foi de 7,1%, segundo estudo. As...
spot_img

Posts Recomendados