Piauí inicia campanha de atualização de rebanhos de olho em selo internacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.

O Piauí já é área livre da febre aftosa sem vacinação com reconhecimento nacional. O reconhecimento veio em março, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Porém, o Estado ainda busca ter o selo internacional e, assim, poder comercializar animais com outros países. Um dos pré-requisitos é ter o rebanho sempre atualizado. Para isso, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) lançou campanha para renovação cadastral para todos os criadores piauienses.

Bovinocultura de leite,Vaca, leite

Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. Ela vai ocorrer semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano, com duração de 60 dias. A primeira iniciou na sexta-feira (1º) e vai até o dia 31 de dezembro. A campanha de maio recebeu o nome de “Mês da Saúde Animal”.

“A atualização cadastral é essencial para garantir a segurança sanitária do rebanho piauiense e permitir o trânsito de animais de forma regular e legalizada. Isso sem falar que o cadastro consolidado vai facilitar o planejamento das ações na gestão pecuária”, destacou Fábio Abreu, secretário da Sada, lembrando que esta é a primeira vez que a campanha ocorre independente, ou seja, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A atualização de rebanhos é obrigatória e não apenas para produtores de bovinos e bubalinos. Deverão, também, ser atualizados dados da propriedade, do produtor rural e das explorações pecuárias, ou seja, o quantitativo de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves, equídeos, apicultura e animais aquáticos. Atualmente o Piauí conta com quase 202 mil propriedades rurais com uma ou mais criação de animais.

“Ao finalizar esta campanha teremos dados mais atualizados e precisos de todos os rebanhos e criações que melhoram o planejamento nas ações de sanidade animal, contribuindo com o fortalecimento das cadeias produtivas e trazendo desenvolvimento econômico para o nosso estado”, enfatizou Simone Lima, coordenadora de Defesa Animal da Adapi, que é a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí.

Lembrando, ainda, que o cadastro é obrigatório para se iniciar a atividade de criação e o criador que não fizer a atualização seu cadastro é bloqueado no sistema e ficará sem emitir documentos como GTA (Guia de Trânsito Animal) ou ficha sanitária (usada para requerer milho da Conab ou empréstimos). A atualização, também, vai servir para colocar em dia as vacinações como de brucelose (obrigatória para fêmeas bovinas), raiva e influenza equina.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

Ataque ocorreu em subúrbio de Beirute, capital do Líbano Uma bebê brasileira de cerca de 1 ano de idade, identificada...

Governo paga auxílio de R$ 2.824 a 148 mil pescadores da Região Norte afetados pela seca histórica

O governo federal paga hoje (4) o Auxílio Extraordinário para aproximadamente 148 mil pescadores e pescadoras da Região Norte...

Bandidos armados levam carro dos Correios durante assalto na Zona Norte de Teresina

Conforme a PM-PI, os suspeitos chegaram ao local do crime em uma motocicleta. Criminosos tomaram um carro dos Correios durante...

Carreta tomba e motorista fica preso às ferragens na ladeira do ‘S’ no Piauí

Com o impacto do tombamento, a carga de farinha de trigo se espalhou pelo chão. Uma carreta carregada de farinha...
spot_img

Brasil substitui vacina em gotas contra poliomielite por dose injetável a partir desta segunda

Brasil segue uma tendência mundial ao interromper o uso da vacina de gotinha. A partir de agora, crianças menores...

Mais de 70 igrejas evangélicas aderem a programa de Lula; veja lista

Ministro Wellington Dias procurou igrejas evangélicas para alavancar programa social que busca aproximar o governo do segmento religioso Dezenas de...
spot_img

Posts Recomendados