Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pesca passa a ser proibida em trechos do Rio Parnaíba por conta da piracema

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Período é crucial para a proteção da reprodução natural dos peixes, para garantir a sustentabilidade da pesca na região.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh – PI) deu início nesta segunda-feira (18) às ações de fiscalização e monitoramento ambiental do período de defeso da piracema, na Bacia do Rio Parnaíba. O período é crucial e visa proteger a reprodução natural dos peixes e garantir a sustentabilidade da pesca na região.

Pesca passa a ser proibida em trechos do Rio Parnaíba por conta da piracema

O intervalo se estende até o dia 16 de março de 2025. A piracema é o processo migratório de diversas espécies de peixes rio acima, em busca de locais propícios para reprodução e alimentação. A interrupção desse ciclo natural pode comprometer significativamente a reprodução e a preservação das espécies.

O superintendente da Semarh, João Vitor, destaca a importância da preservação durante a piracema. “Estamos traçando ações de conscientização dos pescadores em relação a este período. A Semarh, em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), realizará fiscalizações para impedir práticas de pesca irregulares e predatórias durante o período de reprodução dos peixes. No ano passado, fizemos ações em conjunto e percebemos que houve um resultado positivo”, afirmou.

Regras e restrições durante a piracema

Durante o período de defeso, a pesca é proibida em um raio de 1500 metros antes e depois de barragens, cachoeiras e corredeiras do Rio Parnaíba. Eventos de pesca, como campeonatos, também estão suspensos.

A pesca é permitida apenas para pescadores registrados, com as seguintes restrições: uso exclusivo de linhas de mão, vara, anzol, molinete ou carretilha, com iscas naturais ou artificiais. O uso de tarrafa é permitido apenas para pescadores profissionais, com malha entre 20 e 30 mm e altura máxima de 2 metros. O limite de captura é de 5 kg de peixe por dia, mais um exemplar adicional para pescadores registrados.

O transporte e a comercialização de peixes de piscicultura exigem comprovante de procedência e registro no IBAMA. Estoques de peixes naturais devem ser declarados ao IBAMA até o terceiro dia útil após o início do defeso. A pesca científica é permitida somente com autorização prévia do IBAMA.

Também participarão das ações de fiscalização o Batalhão da Polícia Ambiental e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação conta ainda com o apoio da diretoria de recursos hídricos, na pessoa do diretor Igor Klaus.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe inicia tratamento gratuito para fumantes com equipe especializada; primeira turma tem 45 participantes

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Teve início na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, no auditório da Secretaria...

SUS agora é obrigado a oferecer cirurgia de lábio leporino

Nova lei garante também tratamento completo com fonoaudiologia e ortodontia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei...

Equatorial Piauí executa Plano Operacional para Exposoja 2025

Concessionária realizou uma série de ações preventivas para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica durante todo o...

Novas vagas para deputados na Câmara custarão R$ 64,6 milhões por ano aos cofres públicos

A criação de 18 novas vagas na Câmara dos Deputados terá um custo anual de R$ 64,6 milhões aos...
spot_img

Prefeitura de Jerumenha informa suspensão de festas durante os festejos de junho, em cumprimento a decreto estadual

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura Municipal de Jerumenha, por meio de nota oficial, anunciou a suspensão...

Suprema Corte dos EUA autoriza Donald Trump a excluir militares transgêneros

A nova política está prevista na Ordem Executiva 14183, assinada por Trump em 27 de janeiro de 2025. Nesta terça-feira...
spot_img

Posts Recomendados