O gestor destacou a universalização do tempo integral associado à oferta do ensino técnico e profissional, além de novidades pedagógicas.
O Congresso Pioneira 2024, promovido pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, ocorreu em Teresina nesta sexta e sábado, 22 e 23 de novembro, e reuniu especialistas, estudantes e profissionais para dois dias de palestras e workshops gratuitos sobre temas como oratória, inteligência artificial e educação. No sábado (23), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, apresentou o painel “Educação: um presente para o futuro”, onde enfatizou os avanços educacionais do Piauí nos últimos dois anos.
O evento, realizado no auditório Dom Avelar Brandão Vilela, destacou estratégias e resultados que estão transformando a realidade educacional do estado. Bandeira explicou que as ações se baseiam nas Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí, um plano que integra tecnologia, inovação e ensino de qualidade, preparando os jovens para um mundo de trabalho cada vez mais globalizado e digital.
“É um superchoque educacional e tecnológico do Piauí, porque o impacto é enorme. O Governador Rafael Fonteles considera a Educação como prioridade máxima do seu Governo. A proposta é capacitar nossos jovens para que aproveitem as oportunidades que surgirão”, afirmou.
Universalização do Ensino em Tempo Integral
Os resultados dessas mudanças já são visíveis: o Piauí obteve o primeiro lugar no Nordeste e o quarto no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. Um dos fatores para esse desempenho foi a universalização do Ensino Médio em Tempo Integral, que aumentou de 96 unidades em 2022 para 351 escolas em 2024. Além disso, a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais foi outro ponto relevante.
“Não se sonha com algo que não se conhece. No próximo ano, vamos universalizar a oferta de Tempo Integral com ensino técnico e profissional. Também implantamos disciplinas inovadoras, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cidadania e humanismo. Estamos estimulando a leitura e promovendo uma educação inclusiva e antirracista, com o desejo de que nossos jovens elevem sua autoestima e acreditem em seu potencial”, defendeu Bandeira.
Seduckathon
O secretário também comentou sobre o Seduckathon, a maior competição tecnológica do Piauí, que contou com 1.500 inscritos e a formação de 30 equipes. Os projetos inovadores, desenvolvidos sob a orientação de professores, resultaram em 10 equipes premiadas, compostas por 48 estudantes e 10 professores, que ganharam intercâmbios educacionais nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.
O Congresso Pioneira 2024 consolidou-se como um importante espaço para discutir soluções educacionais inovadoras e fortalecer a formação de cidadãos capacitados e conscientes, reafirmando o papel do Piauí como referência em Educação no Brasil.