Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras e elaboradas sobre a composição e os preços dos combustíveis.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.530, que cria uma política estadual de transparência ao consumidor na venda de combustíveis. A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras, precisas, legíveis e elaboradas sobre a composição e os preços dos combustíveis, com destaque especial para a gasolina formulada no estado.

Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

De acordo com a lei, os postos de combustível deverão exibir placas ou painéis informativos com dimensões mínimas de 65×50 cm, detalhando a origem dos combustíveis, seja de refinarias, centrais petroquímicas, formuladoras ou importação. A iniciativa de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT).

Além disso, será obrigatório apresentar comparativos entre os preços da gasolina formulada e da refinada, permitindo que os consumidores entendam melhor as diferenças de custo e qualidade. A gasolina formulada, que utiliza resíduos petroquímicos em sua composição, é muitas vezes mais barata, mas enfrenta questionamentos sobre sua qualidade e impacto no desempenho dos veículos.

Outros pontos citados na lei é que as placas ou painéis informativos deverão também informar o percentual de álcool adicionado, bem como no caso de gasolinas aditivadas, a correta especificação do tipo e da marca de aditivo utilizado.

Ainda de acordo com a nova legislação estadual, os painéis deverão informar sobre a eventual adição de solventes aos combustíveis e os valores dos impostos e contribuições federais, estaduais incidentes sobre os combustíveis comercializados.

A fiscalização e a aplicação do disposto da nova lei serão realizadas pelos órgãos competentes, no qual deverão fiscalizar se todos as medidas estão sendo aplicadas de fato pelos proprietários de postos de combustíveis no Piauí. A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, ou seja, dia 18 de novembro de 2024.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados