Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.
Nos dias 5 e 6 de dezembro, a cidade de Jerumenha sediou o mutirão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), documento que substitui a antiga DAP e é considerado a identidade do agricultor familiar. A ação, realizada na sede da Prefeitura Municipal, atendeu mais de 100 agricultores familiares, oferecendo a renovação e emissão do documento essencial para acesso a políticas públicas voltadas ao setor rural.
O mutirão foi uma iniciativa do Conselho do Território do Tabuleiro do Alto Parnaíba, com apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além da atuação da equipe da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), dos municípios de Uruçuí e Bertolínia.
Ambrozina Gama, presidenta do Conselho do Território do Tabuleiro do Alto Parnaíba, destacou a importância do evento ao Portal Cidade Luz: “Este é o segundo mutirão realizado em Jerumenha, e foi extremamente importante para os agricultores. O CAF permite acesso a projetos fundamentais, como aposentadoria, programas de compras diretas e iniciativas como o PAA, do Governo Federal, o PAS, do Governo Estadual, e o PNAE, do município. Estes programas garantem renda aos agricultores que possuem o documento.”
Ambrozina também enfatizou o apoio da gestão do prefeito Júnior Nato, que reconheceu a importância do mutirão para os agricultores familiares. Ela finalizou dizendo: “Agricultura familiar sendo reconhecida em Jerumenha.”
Confira as imagens