Tecnologias transformam o controle interno do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Novos sistemas e aplicações foram desenvolvidos para aprimorar o monitoramento e a fiscalização dos recursos públicos

O ano de 2024 consolidou um marco significativo para o controle interno no Piauí, com a integração de tecnologias inovadoras que possibilitaram um avanço na eficiência e a modernização da gestão pública. Sob a liderança da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, novos sistemas e aplicações foram desenvolvidos para aprimorar o monitoramento e a fiscalização dos recursos públicos, resultando em avanços expressivos na área da transparência e no gerenciamento de contratos administrativos.

Em abril, foi lançado o aplicativo SINCIN – Módulo Fiscalização de Contratos, desenvolvido pela Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (SUPCGE). Essa ferramenta otimizou a rotina dos fiscais de contratos administrativos, permitindo que os relatórios de fiscalização sejam elaborados de forma rápida e eficiente diretamente pelo celular.

O controle dos recursos oriundos de convênios e parcerias também foi otimizado com a ampliação das funcionalidades no Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP), com a criação de módulos que contemplam programas como o Alimentação Saudável (PAS – SAF), o Piauí Sustentável (PSI – SAF), o Gerenciamento de Doações via Termo de Ajustamento de Conduta (Doações TAC) e as Transferências Especiais relacionadas às emendas individuais impositivas.

Este ano, a Controladoria também contribuiu em um trabalho importante que vai possibilitar maior eficiência no controle de contratos de serviços terceirizados, com o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Contratos Terceirizados (SGCT), pela Secretaria da Administração. 

O trabalho conjunto foi iniciado no segundo semestre deste ano, visando implementar o sistema, inicialmente, nas Secretarias da Administração, da Fazenda, do Governo e do Planejamento, possibilitando o mapeamento detalhado e o monitoramento de contratos terceirizados nesses órgãos. Após treinamentos com os servidores e validação de dados, o sistema foi aprimorado com a expectativa de ampliar o seu uso para todos os órgãos em 2025.

controle Interno2.png

Sistema Alice

Também em 2024, o órgão de controle interno do Poder Executivo Estadual aderiu ao sistema ALICE da Controladoria-Geral da União (CGU), visando facilitar o acompanhamento de processos de compras e contratações públicas. Acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais, a ferramenta foi desenvolvida pela CGU e analisa, de forma automatizada, os processos de compras e contratações públicas em plataformas de licitações, Diário Oficial da União e editais de licitação, usando inteligência artificial. 
A ferramenta facilita o trabalho preventivo do controle interno, identificando possíveis falhas que possam comprometer os objetivos do processo licitatório, gerando principalmente economia para o Estado.

“A tecnologia vem para facilitar os nossos trabalhos, então essas são ferramentas e sistemas que contribuem não só para a eficiência e eficácia do controle interno, mas principalmente segurança para o servidor que as utiliza, para os gestores, e acima de tudo para o Estado, que vai alcançar melhores índices de eficiência, transparência, além do impacto positivo para a sociedade”, explicou Amparo Esmério, Controladora-Geral do Estado.

Avanços em Transparência

A ampliação da transparência pública é um dos reflexos do trabalho do controle interno. Em 2024, o Piauí alcançou o nível Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), com um índice de 90,55% em transparência. O Estado também subiu da 21ª para a 15ª posição no ranking nacional, consolidando-se como o segundo estado que mais evoluiu nesse quesito.

“Conseguimos subir sete posições e estamos em terceiro lugar no Nordeste. Isso é resultado de um esforço conjunto da nossa Unidade de Controladoria, por meio da Gerência de Controle de Sistemas e Transparência, que analisou cada critério dos anos anteriores para que pudéssemos alcançar índices melhores neste ano. Dessa forma, conseguimos ter uma maior qualidade da informação disponibilizada e elevar o nível de transparência do Estado”, explicou Amparo Esmério.

Em 2024, o Piauí foi reconhecido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC) como o estado que mais avançou em transformação digital, subindo da 22ª para a 3ª posição no índice geral. Esse progresso reflete o trabalho integrado de diversos órgãos, que implementaram a Política de Transformação Digital e avançaram na oferta de serviços públicos digitais.
“Com a modernização de sistemas, a adoção de ferramentas tecnológicas e o aperfeiçoamento de normas, 2024 foi um ano de grandes avanços para o controle interno no Piauí. São inovações que aliadas ao planejamento do Governo, possibilitam a melhoria da gestão pública”, finalizou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Lula libera atuação nacional da Pixbet, patrocinadora do Flamengo

Regras para operação de bets são disciplinadas por uma lei aprovada pelo Congresso e regulamentada pelo Ministério da Fazenda. O...

Sesapi promove atividades do “Janeiro Branco” para conscientizar sobre saúde mental

Iniciativa será lançada na sexta-feira (10), às 9h, na Praça Rio Branco. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí...

Carnaval e Corso de Teresina são cancelados por falta de recursos

A medida tem como razão o contingenciamento orçamentário, priorizando áreas mais deficitárias da cidade. O presidente da Fundação Municipal de...

“Alessandro realizou um trabalho exemplar e continuará fortalecendo o esporte em Jerumenha como secretário”, destaca o prefeito Júnior Nato

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, na segunda-feira, 6 de janeiro,...
spot_img

Mariza Ribeiro segue no comando da Assistência Social em Jerumenha e afirma que vai priorizar políticas públicas de impacto

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, em reunião realizada no dia...

Prefeito Júnior Nato confirma permanência de Jordânia Ferreira na Secretaria de Educação de Jerumenha e reforça compromisso com avanços no setor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, anunciou oficialmente, na segunda-feira, 6 de janeiro,...
spot_img

Posts Recomendados