Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Papa Francisco nomeia pela primeira vez uma mulher para dirigir um ‘ministério’ no Vaticano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Irma Simona Brambilla será secretária-geral do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, responsável pelas ordens e congregações religiosas

Pela primeira vez em dois mil anos de história da Igreja Católica, o Papa Francisco nomeou na segunda-feira uma mulher, a irmã Simona Brambilla, para dirigir um “ministério” do Vaticano, anunciou a Santa Sé nesta terça-feira. Na véspera, o Pontífice também nomeou o cardeal Robert McElroy, pró-imigrantes e um crítico ferrenho de Donald Trump durante seu primeiro mandato, como próximo arcebispo da capital americana, Washington.

Brambilla, de 59 anos, de nacionalidade italiana, foi nomeada chefe do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o “ministério” da Cúria (governo do Vaticano) responsável pelas ordens e congregações religiosas de homens e mulheres — incluindo mais de um quarto dos padres do mundo. A antiga superiora-geral das Irmãs Missionárias da Consolata, na Itália, já era a número dois deste dicastério desde outubro de 2023.

crédito: Divulgação/Vaticano

— Esta é uma notícia muito boa — disse Anne-Marie Pelletier, teóloga que escreveu um livro sobre as mulheres e a igreja. — É algo completamente novo. Para mim, é um momento realmente importante.

Segundo o Vatican News, o órgão de comunicação oficial do Vaticano, desde a eleição de Francisco, em 2013, e até 2023, a porcentagem de mulheres em cargos na Santa Sé e na administração do Estado do Vaticano subiu de 19,2% para 23,4%.

No Estado da Cidade do Vaticano, o Papa argentino já nomeou duas mulheres para altos cargos nos dez anos do seu pontificado: em 2016, Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, e a irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato (entidade que administra a cidade) em 2022, cargo normalmente atribuído a um bispo.

E também pela primeira vez, há dois anos, Francisco permitiu que as mulheres votassem em uma reunião de bispos que buscava mapear o futuro da Igreja. Embora o papel das mulheres na Igreja estivesse entre os tópicos mais discutidos naquela reunião, que terminou em outubro, a questão se as mulheres poderiam ser ordenadas diáconas permaneceu em aberto.

Uma nomeação de fachada?

Mas Francisco também nomeou o cardeal Angel Fernandez Artime colíder do dicastério. Não ficou claro como os dois dividiriam as responsabilidades, com algumas críticas apontando a nomeação do cardeal como uma diluição da liderança de Brambilla. A historiadora da Igreja e feminista Lucetta Scaraffia descreveu a nomeação da irmã como “uma fachada”.

— Seria uma ótima notícia que uma mulher fosse nomeada secretária-geral, se não fosse pelo fato de que ela foi ladeada por alguém. É como designar um guardião que pode controlá-la — lamentou.

O último sínodo, realizado no fim de 2024, sublinhou a falta de visibilidade das mulheres na Igreja e na sua governança. Embora “mulheres e homens tenham igual dignidade como membros do povo de Deus”, o documento final aprovado pelo Papa aponta que “as mulheres continuam a enfrentar obstáculos para obter um maior reconhecimento” do seu papel.

As associações particularmente ativas na Europa e na América do Norte lamentam a marginalização das mulheres por um sistema considerado patriarcal, apesar do seu papel central nas paróquias de todo o mundo. Segundo estatísticas do Vaticano, o número de mulheres em ordens religiosas totalizou 599.228 em 2022. Um grande contraste em comparação ao número de padres, cerca de 128.500 e 50 mil irmãos.

No final do sínodo, a questão da ordenação das mulheres foi colocada em suspenso, uma vez que os participantes constataram que ainda há muitas resistências, sobretudo numa franja conservadora da Igreja e em certas regiões.

Brambilla nasceu em Monza, perto de Milão. Ela era enfermeira profissional antes de se tornar uma missionária da Consolata e tem doutorado em Psicologia. Ela liderou sua ordem religiosa como superiora de 2011 a 2023. (Com AFP e New York Times).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...

Sistema Faepi Senar Piauí marca presença na 3ª edição do NEON com estande interativo e startups do agro

O Sistema Faepi Senar Piauí participa da 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação...

Júnior Nato busca solução para problemas no abastecimento de água em Jerumenha em encontro na APPM

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, participou na quinta-feira (3) de uma reunião...
spot_img

Prefeita de Canavieira, Érika de Albuquerque Fonseca, contratou quase 1 milhão de reais, com dispensa de licitação

Somente uma empresa de Floriano ganhou cinco contratos na gestão municipal. As contratações referem-se a serviços de assessoria jurídica,...

Soldado brasileiro do Maranhão perde parte da perna após pisar em mina terrestre na guerra da Ucrânia

Militar ficou desaparecido por 20 dias; ele aguarda recuperação para voltar ao Brasil Um soldado brasileiro teve parte da perna...
spot_img

Posts Recomendados