Segundo a médica veterinária, Caroline Vidal, os sintomas são parecidos com os de uma gripe nos seres humanos.
Com a chegada do período chuvoso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. No caso dos animais, os tutores aumentam a atenção, nessa época os casos de gripes e resfriados também aumentam entre os pets.
A cuidadora de animais, Sandra Costa, explicou que sempre que hospeda animais em casa, pede que a vacinação esteja atualizada.
“Temos que ter esse cuidado com a carteira de vacinação e com o carrapaticida, sempre pedimos que antes dos tutores tragam esses animais, as vacinas estejam em dias. Sempre busco limpar tudo, levo para dar uma saída, tem que ter essa atenção”, explicou.
Segundo a médica veterinária, Caroline Vidal, os sintomas são parecidos com os de uma gripe nos seres humanos.
“O animal apresenta um quadro bem parecido com o dos humanos. Entre os sintomas tem os espirros e a tosse, que nos gatos e cachorros é uma tosse diferente, lembra um engasgo. Os animais que estão gripados, costumam apresentar gripe, olhos lacrimejando e não sentem vontade de comer e beber”, destacou.
Ainda conforme a médica, se não for tratado adequadamente, o quadro pode piorar e evoluir para doenças mais graves. Ela reforça que a vacinação é fundamental.
“São doenças tranquilas, se forem tratadas logo. Caso não ocorra esse tratamento, o quadro pode evoluir para pneumonia ou doenças mais sérias. O ideal é levar logo ao veterinário para ser medicado corretamente”, explicou.
Com informações do Clube News