Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

Divulgação

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reúniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Jesse concede reajuste de 6,5% aos profissionais da educação de Guadalupe, acima do piso nacional

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse Lima Miranda, assinou e enviou para a Câmara...

Com 7,2 pontos no Índice de Fluência Leitora, Jerumenha se destaca como referência em alfabetização no Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Jerumenha tem se consolidado como referência em alfabetização no Piauí, conforme apontam os...

Caixas do Banco do Brasil vão abrir 2h mais tarde nesta quinta (23) no Piauí, devido a manifestação de sindicalistas

A mobilização contará com a participação de trabalhadores de agências de Teresina e do interior do estado, que também...

Mesmo com cargos no governo, partidos do Centrão não garantem apoio a Lula em 2026

Em reunião ministerial, Lula questionou se essas siglas querem 'continuar trabalhando' com ele. Avaliação de ministros do Centrão é...
spot_img

Sinal digital da TV Assembleia vai chegar a Guadalupe pelo Programa Brasil Digital

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Guadalupe será um dos beneficiados pela expansão do sinal digital...

Mais de 1,3 milhão de famílias deixaram o Bolsa Família em 2024 após melhorarem de renda

Geração de emprego e renda permitiu que famílias que tiveram ganho acima de meio salário mínimo por pessoa deixassem...
spot_img

Posts Recomendados