Brasileiros ilegais nos EUA vivem angústia e ficam em alerta: ‘Todo mundo tenso’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump promete deportar milhões de imigrantes ilegais nos próximos quatro anos. Estrangeiros temem pelo futuro, enquanto recebem informações desencontradas sobre batidas policiais.

Brasileiros em situação ilegal nos Estados Unidos relataram medo, alerta e aflição diante das deportações em massa do governo do presidente Donald Trump. O republicano assumiu o cargo há menos de uma semana e já adotou uma série de medidas contra a imigração ilegal. Uma pesquisa da Reuters/Ipsos, divulgada na terça-feira (21), indica que 46% dos americanos apoiam as medidas.

Estimativas apontam que cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais vivem no território americano atualmente. Destes, 230 mil são brasileiros, segundo o Pew Research Center.

Diante das promessas e ações do novo governo, brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos relatam medo de deportação. O g1 ouviu duas brasileiras que, por motivos de segurança, preferem não se identificar. Nesta reportagem, elas serão chamadas de Rafaela e Sofia.

Reprodução

As duas brasileiras moram em cidades diferentes do estado de Massachusetts. Rafaela chegou ao país em 2018 e enfrentou diversos desafios em busca do sonho americano, incluindo um episódio de violência doméstica. Já Sofia está nos Estados Unidos desde 2011 e tem uma filha americana.

Ambas disseram estar ouvindo relatos de operações para fiscalização de imigrantes nas regiões onde vivem. Nos últimos dias, mais de 500 imigrantes ilegais foram detidos nos Estados Unidos, segundo o governo.

Na sexta-feira (24), um avião contratado pelo governo norte-americano trouxe ao Brasil 88 brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos. O Itamaraty afirmou que os passageiros foram tratados de forma “degradante” durante o voo e pedirá explicações.

Em meio a tantas informações, a brasileira Flávia Braga — que vive nos Estados Unidos há mais de 25 anos e possui cidadania americana — tenta ajudar outros imigrantes. Ela destaca a importância de manter a calma.

“As pessoas não devem entrar em pânico, nem em desespero. Torço para que todo mundo realize seu sonho”, disse.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Guadalupe antecipa pagamento dos servidores em seu primeiro mês de gestão

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou na noite desta sexta-feira, 28 de...

Filha de guadalupenses, passa para medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaiba

Luiza de Araújo Pacheco Barros é filha do casal Fredison Pacheco e Elma Barbosa POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO...

Vice-prefeita de Prata do Piauí, morre aos 56 anos e gera forte comoção entre a população

Em nota oficial, a Prefeitura de Prata do Piauí lamentou a morte da gestora e decretou luto oficial. A vice-prefeita...

Após audiências, municípios se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores no Piauí

As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem,...
spot_img

Seduc divulga inscrições para cursos do Programa Mulheres Mil

A inscrição, que inicia nesta terça-feira (28), é gratuita e segue até o dia 14 de fevereiro. A Secretaria de...

Governo Lula reserva R$ 1,3 milhão para comprar cortinas

No início do mês, a gestão petista dispôs de R$ 650 mil para a compra de flores. O governo Lula...
spot_img

Posts Recomendados