Itamaraty pedirá explicações ao governo dos EUA sobre brasileiros algemados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Voo não tem relação com as novas políticas apresentadas pelo governo Trump; países têm acordo de deportação desde 2017

O Ministério das Relações Exteriores vai solicitar explicações ao governo dos EUA (Estados Unidos da América) sobre o tratamento ‘degradante’ de brasileiros deportados do país. Os 88 passageiros do primeiro voo, que pousou em Manaus na sexta-feira (24) após problemas técnicos, chegaram ao Brasil algemados sob suposta ordem do governo norte-americano. Apesar disso, a ação não tem relação com as novas políticas apresentadas pelo governo de Donald Trump. O R7 apurou com o Itamaraty que essa não é a primeira viagem do tipo deste ano — outro avião trouxe brasileiros deportados em 10 de janeiro, ainda no governo do ex-presidente Joe Biden. Brasil e EUA mantêm acordo de deportação desde 2017.

Agência Cenarium

Segundo uma publicação do ministério nas redes sociais, uma reunião com a presença do chanceler Mauro Vieira, o superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, Sávio Pinzón, e o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, da Força Aérea Brasileira (FAB), discutiu informações para subsidiar um “pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo”. Os brasileiros receberam alimentação, água e atendimento médico, sendo depois transportados em um avião da FAB para o aeroporto de Confins (BH), onde estavam inicialmente previstos para desembarcar.

Já na chegada, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, orientou que a PF recepcionasse os brasileiros, além de determinar a retirada das algemas. O Lewandowski informou a situação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou o uso da aeronave da FAB, de modo a “garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança”. Para o ministro, o flagrante seria um “desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, diz a nota.

Pelas redes sociais, o ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, disse que não havia motivos para os brasileiros estarem algemados. “Fere a nossa soberania e a diginidade da pessoa humana, bases da nossa Constituição. Agiram muito bem o Presidente Lula, o Ministro da Justiça Lewandowski e a PF”, escreveu.

Deportações ainda não são resultado da política de Trump

Apesar das novas políticas americanas, o voo com 88 brasileiros deportados não tem a ver com as recentes medidas anti-imigração do presidente Donald Trump. O R7 apurou com o Itamaraty que essa não é a primeira viagem do tipo deste ano — outro avião trouxe brasileiros deportados em 10 de janeiro, ainda no governo do ex-presidente Joe Biden. Brasil e EUA mantêm acordo de deportação desde 2017.

Em nota, a PF informou que após o flagrante, os brasileiros foram imediatamente liberados das algemas, “na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país”. A polícia proibiu, ainda, que os brasileiros fossem detidos novamente por autoridades americanas.

Já no aeroporto, os brasileiros deportados foram acolhidos e acomodados em uma área restrita, onde receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Filha de guadalupenses, passa para medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaiba

Luiza de Araújo Pacheco Barros é filha do casal Fredison Pacheco e Elma Barbosa POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO...

Vice-prefeita de Prata do Piauí, morre aos 56 anos e gera forte comoção entre a população

Em nota oficial, a Prefeitura de Prata do Piauí lamentou a morte da gestora e decretou luto oficial. A vice-prefeita...

Após audiências, municípios se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores no Piauí

As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem,...

Seduc divulga inscrições para cursos do Programa Mulheres Mil

A inscrição, que inicia nesta terça-feira (28), é gratuita e segue até o dia 14 de fevereiro. A Secretaria de...
spot_img

Governo Lula reserva R$ 1,3 milhão para comprar cortinas

No início do mês, a gestão petista dispôs de R$ 650 mil para a compra de flores. O governo Lula...

Copom do Banco Central inicia primeira reunião sob comando de Galípolo

Taxa Selic, em 12,25% ao ano, deve subir 1 ponto O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados