Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Saiba quais serão os países mais afetados pela taxa sobre aço nos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 25% do aço e pelo menos metade do alumínio utilizados no país são importados.

O anúncio de que os Estados Unidos aumentarão em 25% as tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio tem gerado preocupação em diversos países ao redor do mundo. Isso porque cerca de 25% do aço e pelo menos metade do alumínio utilizados no país são importados.

Entre os fornecedores está o Brasil, que foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA em 2024, de acordo com dados do Departamento de Comércio americano.

© Michael Reynolds/ EPA/EFE

Se concretizada, a tarifa poderá impactar significativamente os fornecedores brasileiros. Em 2023, os EUA compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço, segundo o governo brasileiro.

Além do Brasil, países vizinhos aos EUA também são grandes fornecedores de aço e alumínio, assim como aliados próximos na Ásia e na Europa. É o caso do Japão, Coreia do Sul e Alemanha.

Confira nas imagens abaixo os países que mais exportam aço e alumínio para os EUA:

Embora a China seja a maior produtora e exportadora de aço do mundo, muito pouco é enviado para os Estados Unidos. Especialistas apontam que as tarifas de 25% impostas em 2018 deixaram a maior parte do aço chinês fora do mercado.

No ano passado, a China exportou 508 mil toneladas líquidas de aço para os EUA, representando apenas 1,8% do total das importações de aço americanas.

No caso do alumínio, o vizinho Canadá é, de longe, o maior fornecedor. No ano passado, as importações canadenses totalizaram 3,2 milhões de toneladas, o dobro das importações dos nove países seguintes combinados.

As próximas maiores fontes de importações são os Emirados Árabes Unidos e a China, com 347.034 e 222.872 toneladas métricas, respectivamente.

A medida anunciada por Donald Trump representa uma grande escalada em sua reforma de política comercial, além das taxas já existentes sobre esses metais.

Brasil tem ficado fora do tarifaço de Trump até aqui

Desde o início de seu novo mandato, Donald Trump anunciou tarifas sobre produtos de outros países para os Estados Unidos. Os primeiros alvos foram Canadá, México e China. Além desses, Trump prometeu mirar a União Europeia.

O Brasil, que representa 1,3% das importações americanas, ficou fora da primeira rodada de tarifas.

Especialistas já alertavam que o país poderia ser afetado por medidas em setores específicos, como o aço.

“Há muita pressão de diversos setores, especialmente o siderúrgico, que produz um dos principais produtos importados pelos EUA”, disse Lia Valls, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV e professora da UFRJ, ao g1.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital Infantil realiza mais de 4 mil atendimentos e 300 cirurgias por mês 100% SUS

Com 39 anos de história, HILP é referência nacional. O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), referência em atendimento pediátrico exclusivo...

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres. Jorge Mario...

Ciro Nogueira admite chance de ser candidato a vice-presidente em 2026

Senador afirmou que a decisão depende do contexto político e que considera a possibilidade honrosa. O presidente nacional do Progressistas,...

Motorista é preso em Floriano com teor alcoólico 30 vezes acima do permitido

Teste de etilômetro constatou teor de 1,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões; máximo permitido...
spot_img

Hoje é Dia destaca a alfabetização de pessoas com deficiência auditiva

Confira os destaques da semana entre 20 e 26 de abril. A semana é bem diversa, com efemérides que vão...

Aluno autista é agredido por professora em escola pública e prefeitura é condenada a indenizar

Caso ocorreu em agosto de 2022; laudo pericial e testemunhas foram cruciais para decisão da Justiça O Tribunal de Justiça de...
spot_img

Posts Recomendados