Promotor entra na Justiça para anular teste seletivo da Prefeitura no interior do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na peça ajuizada, o representante ministerial pediu a imediata suspensão.

O promotor Petrônio Henrique Cavalcante, da Promotoria de Justiça da Comarca de Paulistana, ingressou judicialmente com pedido de liminar para que seja anulado o Teste Seletivo Simplificado nº 01/2025 realizado pela Prefeitura de Jacobina do Piauí, que visava a contratação de professores substitutos à Secretaria Municipal de Educação (SEME). Na peça ajuizada nessa quarta-feira (26), o representante ministerial pediu uma liminar para a suspensão imediata do certame por suspeita de fraude.

Segundo o promotor Petrônio Henrique, o pedido de anulação se faz urgente visto que no último dia 20 de fevereiro, a Prefeitura nomeou mais de 40 aprovados no processo seletivo. A manifestação é baseada em ação civil pública feita pela Promotoria de Paulistana, em que foram constatadas diversas irregularidades ao longo da aplicação do certame.

Na inicial, o representante ministerial pontuou que já havia expedido recomendação ao prefeito Vanderlei Raimundo de Carvalho (MDB) e ao secretário Municipal de Educação, Miqueias Rodrigues Oliveira, que anulassem o seletivo, mas não foi acatado.

Divulgação

Irregularidades

O edital publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Jacobina previa a contratação de professores substitutos, processo esse que seria dividido em duas etapas: a análise de currículo seguida pela avaliação escrita com produção de texto dissertativo-argumentativo. Entretanto, algumas irregularidades encontradas ao longo da aplicação do certame indicaram que o seletivo feriu os princípios da impessoalidade, moralidade, violação ao instrumento convocatório e segurança jurídica.

Na ação civil pública, o Ministério Público do Piauí apontou para os indícios de fraude que atestaram a violação à lisura e transparência do certame. Uma delas é que os eliminados na primeira etapa foram aprovados nas primeiras colocações. Até mesmo quem teve a inscrição indeferida participou das duas etapas do seletivo.

O edital que rege o certame previa também o preenchimento de vagas em cadastro reserva, mas depois da segunda fase do seletivo foi publicado aditivo com novos critérios de classificação e quantitativo de vagas também previa nota com peso seis, ou seja, o cálculo a ser utilizado para classificação é o da média ponderada, mas na realidade foi usada uma média aritmética simples. Isso quer dizer que foram somados os valores e divididos por dois.

Além disso, não houve a disponibilização do espelho da prova de redação, assim como o desrespeito à ordem classificatória, em que os candidatos com melhor pontuação ocupam posições mais baixas.

Outro lado

Procurado pelo GP1, o prefeito Vanderlei Raimundo de Carvalho não foi localizado para se pronunciar sobre o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...
spot_img

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Posts Recomendados