Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro Wellington Dias diz que o Brasil vai crescer de 3% à 4% em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o ministro, o acesso de crédito aos trabalhadores irá causar um aquecimento na economia.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, disse em entrevista nesta sexta-feira (14), que, em 2025, o Brasil deve crescer entre 3 e 4% em contramão do que o mercado aponta, quando informou ter acertado os crescimentos dos últimos dois anos.

Foto: Lucas Dias

Segundo o ministro, disse que, se recuperarem suas entrevistas de 2023, disse que o país cresceria entre 2,5% e 3% e o Brasil teve um crescimento de 2,9% e, em 2024, acertou novamente quando apontou que o país cresceria entre 3% e 3,5% e teve resultado de 3,4%.

“Estou dizendo isso quando o mercado está dizendo que vai crescer 1% e que vai crescer 1,5%. Pode acreditar, porque o governo sabe que dinheiro na mão, principalmente de grandes, médios e pequenos, mas principalmente dos pequenos e dos médios, significa crescimento econômico”, afirmou.

Wellington Dias fez a afirmação justificando o lançamento do programa do presidente Lula, onde vai garantir empréstimo consignado aos trabalhadores. Segundo o ministro, o novo plano vai alcançar crédito para financiamento para cerca de 47 milhões de trabalhadores do setor privado de qualquer renda.

“O Banco do Brasil já mostrava lá na agenda um caso concreto onde a pessoa tinha uma prestação, um eletricista tinha uma prestação de um consignado de 1.600 reais e por este programa agora a partir do dia 21, é bom lembrar, começa dia 21, todos os bancos que queiram participar vão participar e esse trabalhador de 1.600 a prestação caiu para 800 reais”, disse o ministro.

Preço dos Alimentos

De acordo com o ministro, mesmo o governo Lula tendo um aumento de apenas 7% do preço dos alimentos e a gestão de Bolsonaro ter chegado a 27%, o presidente Lula não tem se conformado porque cresceu menos que no governo anterior.

“Já começamos o ano passado, vamos colher esse ano uma ótima safra, acho que muitos daqui do Piauí acompanharam, eu estive há poucos dias em Baixa Grande do Ribeiro, numa agenda no MATOPIBA, ali naquela fazenda que visitei é um encontro do Maranhão, Tocantins, Bahia e até o Pará, nessa região eles fizeram um plano e ampliaram 200 mil hectares de produção de arroz, então agora começam as colheitas e isso vai, já está ajudando”, declarou o ministro.

O ministro ainda apontou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou uma queda no preço dos alimentos, mas que existem produtos mais complexos, como o café, que tem passado por um aumento global, já quem plantou no ano passado leva três anos para colher.

“É uma pressão também internacional, tinha a subida do dólar, graças a Deus o Banco Central voltando a fazer o que o Banco Central precisa fazer. O dólar está começando a voltar para o ponto de estabilidade e é claro, o presidente também aposta em crescer a economia”, finalizou o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo ultrapassa marca de R$ 2 trilhões em gastos públicos em 2025

Dados da plataforma Gasto Brasil revelam velocidade com que recursos públicos são consumidos no país; ferramenta quer ampliar transparência...

Ação conjunta reúne alunos e professores em atividade ambiental no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Guadalupe-PI, por meio da Secretaria Municipal de...

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...
spot_img

Mais 126 cidades do Piauí entram em estado de emergência por causa da seca

Mais 126 cidades do Piauí entraram em estado de emergência por causa da seca. A portaria publicada pelo Ministério...

Decreto do governador obriga servidores terceirizados e efetivos do Piauí a bater ponto a partir de hoje (20)

Lei que institui o controle de ponto na administração pública estadual foi sancionada e publicada. Foi publicado nesta segunda-feira (19)...
spot_img

Posts Recomendados