Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sesapi realiza oficina de implantação das ações de segurança do paciente em Guadalupe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Diivisa), está promovendo uma importante Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), em Guadalupe. O evento conta com a parceria da Planificação do SUS (PlanificaSUS) e assessoria do Hospital Albert Einstein.

A oficina visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira – Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre e Guadalupe, para a implantação de práticas essenciais de segurança para o paciente, com foco na constituição do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) e na elaboração do Plano Municipal de Segurança do Paciente (PMSP).

“A constituição dos NMSP deve ser uma ação prioritária das Secretarias Municipais de Saúde. Nós precisamos estimular a implantação dessas ações em todos os níveis de atenção, visando a redução dos riscos e danos ao paciente/usuário e a toda a população”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Esses municípios participam da planificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esta oficina é uma oportunidade de troca de conhecimento e vivências para os municípios que participam da Planificação do SUS, capacitando gestores e técnicos na constituição e atuação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente, uma vez que essas ações devem perpassar todos os níveis de atenção, visando à mitigação dos riscos nas Redes de Atenção à Saúde”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

A capacitação tem como objetivo, orientar os profissionais sobre as melhores práticas para estruturar o NMSP em seus municípios, garantindo a integração das ações de segurança do paciente na rotina da APS e fornecer as ferramentas necessárias para a implementação dos 6 protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentais para a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Durante a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), as secretarias municipais de saúde de Landri Sales e Marcos Parente, assinaram o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente na APS.

“Guadalupe já participa do processo de Planificação no SUS e já assinou o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente”, disse a vice-prefeita de Guadalupe, Hélvia Almeida.

A oportunidade se configura como um marco na qualificação da gestão da saúde no estado, promovendo melhorias contínuas na qualidade da Atenção Primária à Saúde.

A implantação das ações de segurança do paciente é um passo importante para garantir a qualidade de atendimento nos serviços de saúde, priorizando a qualidade e segurança do cuidado da população piauiense.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Preso homem de 31 anos que “namorava” adolescente de 13 anos em Manoel Emídio

A mãe da vítima denunciou o caso à polícia em fevereiro deste ano. Um homem de 31 anos foi preso...

Georgiano Neto rebate críticas sobre ausências na ALEPI e mira Câmara Federal em 2026

Deputado mais votado da história do Piauí defende trabalho "fora do plenário" e confirma pré-candidatura ao Congresso; polêmica com...

Recicladora é autuada em Ribeiro Gonçalves por descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos

Fiscalização da Adapi encontra resíduos perigosos descartados irregularmente. Durante uma operação de rotina, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do...

Vereadora Tatiana Medeiros é presa pela Polícia Federal em Teresina

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa pela Polícia Federal, no início da manhã desta quinta-feira, 3. Ela já...
spot_img

Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada

Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população. No futuro, parceria entre Governo Federal,...

Estudantes de Uruçuí conquistam primeiro emprego em multinacional com apoio da Seduc

O Oportunidade Jovem já investiu mais de R$ 12 milhões em iniciativas de estágio, monitoria e aprendizagem profissional no...
spot_img

Posts Recomendados