Ativar para ir para o player da Audima

Sesapi realiza oficina de implantação das ações de segurança do paciente em Guadalupe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Diivisa), está promovendo uma importante Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), em Guadalupe. O evento conta com a parceria da Planificação do SUS (PlanificaSUS) e assessoria do Hospital Albert Einstein.

A oficina visa qualificar gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira – Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre e Guadalupe, para a implantação de práticas essenciais de segurança para o paciente, com foco na constituição do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) e na elaboração do Plano Municipal de Segurança do Paciente (PMSP).

“A constituição dos NMSP deve ser uma ação prioritária das Secretarias Municipais de Saúde. Nós precisamos estimular a implantação dessas ações em todos os níveis de atenção, visando a redução dos riscos e danos ao paciente/usuário e a toda a população”, disse a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Esses municípios participam da planificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esta oficina é uma oportunidade de troca de conhecimento e vivências para os municípios que participam da Planificação do SUS, capacitando gestores e técnicos na constituição e atuação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente, uma vez que essas ações devem perpassar todos os níveis de atenção, visando à mitigação dos riscos nas Redes de Atenção à Saúde”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

A capacitação tem como objetivo, orientar os profissionais sobre as melhores práticas para estruturar o NMSP em seus municípios, garantindo a integração das ações de segurança do paciente na rotina da APS e fornecer as ferramentas necessárias para a implementação dos 6 protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentais para a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Durante a Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), as secretarias municipais de saúde de Landri Sales e Marcos Parente, assinaram o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente na APS.

“Guadalupe já participa do processo de Planificação no SUS e já assinou o Termo de Adesão às ações de Segurança do Paciente”, disse a vice-prefeita de Guadalupe, Hélvia Almeida.

A oportunidade se configura como um marco na qualificação da gestão da saúde no estado, promovendo melhorias contínuas na qualidade da Atenção Primária à Saúde.

A implantação das ações de segurança do paciente é um passo importante para garantir a qualidade de atendimento nos serviços de saúde, priorizando a qualidade e segurança do cuidado da população piauiense.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe e Águas do Piauí firmam parceria para interligar poço tubular à rede e reforçar o abastecimento no bairro Bela Vista

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, recebeu em seu gabinete, na terça-feira (7),...

Carreata Rosa reúne comunidade de Guadalupe em ato de conscientização contra o câncer de mama

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe deu início, nesta quarta-feira (8), às ações da campanha...

Governo irá bloquear R$ 10 bilhões em emendas se medida provisória do IOF não for aprovada, diz líder

Medida provisória que eleva tributos é prioridade do governo, que tenta equilibrar contas públicas. Texto precisa aprovado até as...

Mais de 1500 piauienses terão que devolver auxílio emergencial recebido indevidamente

Mensagens avisando devolução estão sendo enviadas por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica. Desde março o Governo Federal está enviando mensagens...
spot_img

Operação da PF contra abuso de criança e adolescente em 16 estados prende 55 pessoas

Participam da ação 617 policiais federais e 273 policiais nos estados Pelo menos 55 pessoas foram presas em flagrante nesta...

PF cumpre mandados no Piauí e prende três pessoas em operação contra abuso infantil na internet

Até agora, a operação resultou em 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e no resgate de uma...
spot_img

Posts Recomendados