Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MEC visita escola pública japonesa que recebe alunos brasileiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Instituição de ensino tem o apoio da ONG ABC Japan, que visa estimular a equidade no aprendizado entre nativos e não nativos de japonês. Agenda no Japão também incluiu reunião com a ministra da Educação japonesa

A comitiva do Ministério da Educação (MEC) que está no Japão visitou, na quinta-feira, 27 de março, a escola pública japonesa Irifune Shogakko, em Yokohama. A unidade escolar recebe estudantes brasileiros e tem o apoio da Organização Não Governamental (ONG) ABC Japan, que visa estimular a equidade no aprendizado entre nativos e não nativos de língua japonesa.

Divulgação MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na visita de Estado ao país asiático e conversou com a comunidade escolar sobre a valorização dos professores na sociedade japonesa e com os estudantes brasileiros que optaram por uma escola pública em língua japonesa. No encontro, Santana agradeceu ao diretor Kimitoshi Nakamura e o parabenizou pela preocupação em valorizar os professores.

“Conversei com alunos, ouvi professores e dialogamos sobre os desafios que nos unem. Quando há incentivo, é possível adaptar o imigrante ao sistema local e superar barreiras para a aprendizagem – uma lição que vale para o Japão e também para o Brasil. Volto com ainda mais energia e convicção, renovada, de que a educação é propulsora universal de desenvolvimento e o grande caminho para transformar vidas”, disse.

Segundo os dados mais recentes, a maior parte dos brasileiros em idade de escolarização que vivem no Japão frequentam escolas públicas japonesas. Uma parcela menor frequenta escolas privadas que oferecem currículo brasileiro.

Diálogo – A última agenda do ministro Camilo Santana no país asiático foi com a ministra da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Toshiko Abe. No encontro, os ministros conversaram sobre diversos temas, entres eles, o memorando assinado pelo Brasil e pelo Japão, que cria um mecanismo bienal de consultas entre os países.  

Santana falou sobre o programa Pé-de-Meia, criado na sua gestão, com incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes que estão matriculados no ensino médio público e são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os ministros também discutiram sobre a possibilidade de criar uma equivalência entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o exame japonês de ingresso em universidades.  

Agenda – Após quatro dias de intensos compromissos, que resultaram na assinatura de dez acordos e quase 80 instrumentos de cooperação entre Brasil e Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediu do país asiático na quinta-feira, 27 de março, com uma percepção que aponta para o sucesso da visita de Estado: “Saio do Japão muito satisfeito. Essa foi a visita mais importante que fiz ao Japão, das cinco que já fiz”, resumiu Lula, durante coletiva de imprensa antes de embarcar para o Vietnã, segundo destino da viagem à Ásia. 

A visita da comitiva formada pelo presidente, ministros, parlamentares, empresários e sindicalistas ao Japão, iniciada na segunda-feira, 24 de março, abriu portas nas relações entre os dois países em áreas como transição energética, agricultura e pecuária, educação, saúde, comunicações, ciência e tecnologia e aviação. 

No ano em que as duas nações celebram 130 anos de relações diplomáticas, houve a decisão de que os chefes de Estado se encontrarão a cada dois anos para que os laços comerciais se intensifiquem (saiba mais). Somam-se a isso discussões em torno do trabalho conjunto no combate à mudança do clima, tendo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, como catalisador. No campo da geopolítica, há a concordância de que é preciso atuar no fortalecimento da democracia e do multilateralismo e em busca de reformas no Conselho de Segurança da ONU. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa Datafolha mostra que Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação ainda supera aprovação

Apesar de avaliação positiva subir 5 pontos, expectativa sobre desempenho futuro não melhora Após ver sua popularidade desabar no começo...

Em Teresina, acusado de aplicar quase R$ 1 milhão em golpes com cheques falsos no Santander é preso

A prisão do acusado foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A Polícia Civil do Piauí...

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

Tribunal de Contas mandou voltar sistema, desativado desde 2016 O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira...

PL da Anistia: apenas os dois deputados federais do Piauí assinaram o pedido de urgência do projeto

Para que o projeto tramite com urgência no plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas. Dos dez deputados federais eleitos...
spot_img

Campanha da vereadora Tatiana Medeiros usou mais de R$ 1 milhão do tráfico de drogas, diz inquérito

O Piauí TV 2 teve acesso exclusivo ao inquérito policial do caso envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB). O Piauí TV...

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Análise do caso na Segunda Turma permanece empatada em 2 votos a 2 O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal...
spot_img

Posts Recomendados