Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescrever medicamentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida atendeu a uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que questionou a legalidade da norma editada pelo CFF.

A Justiça Federal determinou a suspensão da resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizava farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo aqueles que exigem receita médica. A decisão, de caráter liminar, foi proferida pelo juiz Aalôr Piacini, da Justiça Federal do Distrito Federal. O CFF ainda pode recorrer.

 Foto: SHUTTERSTOCK

AÇÃO DO CFM

A medida atendeu a uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que questionou a legalidade da norma editada pelo CFF. No despacho, o magistrado argumentou que a farmácia não é o ambiente adequado para diagnóstico e tratamento de doenças, ressaltando que tal prática pode configurar exercício ilegal da medicina.

A decisão também determina que o CFF informe a suspensão da resolução em seus canais institucionais, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O juiz destacou que apenas uma lei federal, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, poderia autorizar farmacêuticos a exercerem as funções previstas na Resolução 5/2025.

MEDIDA ENTRARIA EM VIGOR NO PRÓXIMO MÊS

A norma do CFF havia sido publicada no Diário Oficial da União em 17 de março e entraria em vigor no próximo mês. Pelo texto, a prescrição de medicamentos sujeitos a receita ficaria restrita a farmacêuticos com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica.

Desde sua publicação, a resolução gerou controvérsias e foi alvo de críticas de entidades médicas, que questionam a formação dos farmacêuticos para exercer essa atribuição e alegam que a atividade extrapola suas competências profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem a compra de alimentos

Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que consumo foi afetado de diversas formas. A alta dos preços obrigou 58% dos brasileiros...

Mercenários brasileiros lutam na Ucrânia por salário de R$ 26 mil

Nos vídeos gravados em um campo de instrução, eles aparecem usando fardas, caminhando em trincheiras, recebendo treinamento de primeiros-socorros...

Lula inaugura prédios da UFF e anuncia edital para cursinhos populares

Novo campus no Norte Fluminense conta com mais de 40 salas de aula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Piauí confirma terceira morte por dengue em 2025; duas ocorreram em mesma cidade

Segundo nota divulgada pela prefeitura, o óbito ocorreu no dia 7 de abril, mas a causa foi confirmada apenas...
spot_img

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Presidente Noboa foi reeleito para mais 4 anos na presidência. A eleição presidencial do Equador terminou neste domingo (13) com...

Estudantes da rede pública já podem solicitar isenção da taxa do Enem 2025

Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação. A partir desta segunda-feira (14), estudantes da rede estadual de...
spot_img

Posts Recomendados