Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Encontro no Piauí destaca avanços na alfabetização e fortalece parceria entre governos federal, estadual e municipais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento reforçou o papel do Piauí como laboratório de boas práticas, com trocas que inspiram todo o estado.

O Encontro Estadual de Professores Alfabetizadores do Piauí, realizado nesta terça-feira (1º), reuniu cerca de 1.200 educadores para discutir estratégias que ampliem a qualidade do ensino e para celebrar os quatro anos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

O evento contou com a presença de professores alfabetizadores, dirigentes municipais, gerentes regionais de educação e equipes técnicas do programa. A secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, elogiou os investimentos do estado na alfabetização infantil e destacou a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para garantir avanços na área.

Educação como prioridade

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforçou o compromisso do estado em aprimorar os índices de alfabetização. “Estamos compartilhando práticas pedagógicas inovadoras e alinhando novas estratégias para aumentar o percentual de crianças alfabetizadas na idade certa, que hoje é de 60% no estado. Nossa meta é atingir 100%, garantindo uma base educacional sólida para essas crianças”, afirmou.

A programação do encontro incluiu mesas de debate, como “Histórias de Sucesso: Alfabetização como Inspiração”, além de discussões sobre práticas pedagógicas em leitura, escrita e letramento matemático.

A primeira-dama Dra. Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, ressaltou a importância da colaboração entre o estado e os municípios. “Investir na primeira infância é essencial para a alfabetização. Oferecemos formação continuada aos professores e kits de mobília para creches, garantindo um ambiente adequado para o aprendizado”, destacou.

Com adesão de todos os 224 municípios piauienses, o PPAIC completa quatro anos em 2025, registrando crescimento nos índices de alfabetização. “Celebramos avanços, mas seguimos focados nos desafios, como garantir acesso universal e qualidade no ensino”, reforçou o secretário Washington Bandeira.

Compromisso Federal com a Alfabetização

Na palestra magna “Ações Estratégicas e Políticas Territoriais de Alfabetização”, Kátia Schweickardt enfatizou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política prioritária do MEC. “O Piauí é um exemplo de regime de colaboração. Apesar dos desafios, o estado está no caminho certo, graças ao trabalho conjunto entre União, Estado e municípios. Superar os 60% de crianças alfabetizadas ainda neste ano é uma meta alcançável”, declarou.

Schweickardt também elogiou a amplitude do PPAIC, que já alcança todos os municípios piauienses, e destacou a necessidade de investimentos contínuos na formação docente e em políticas educacionais integradas. “Alfabetizar na idade certa é garantir um direito fundamental. O MEC seguirá apoiando iniciativas como a do Piauí, que unem teoria, prática e esperança”, concluiu.

O secretário Washington Bandeira destacou a importância do apoio do MEC e citou programas que fortalecem a educação no estado. “A presença da secretária Kátia reforça nossa parceria em projetos como Escolas de Tempo Integral, Conectadas e a própria Alfabetização. Essa união é essencial para transformar a educação desde a base”, afirmou.

PPAIC: quatro anos transformando a alfabetização no Piauí

Criado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) se consolidou como uma política pública estratégica para garantir que todas as crianças piauienses sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Ao longo desses quatro anos, o programa tem fortalecido a formação continuada dos professores, apoiado a gestão escolar e incentivado a cooperação entre estado e municípios para assegurar alfabetização com qualidade.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sem aviso, Venezuela passa a taxar produtos brasileiros

Sem aviso, a Venezuela começou a taxar produtos importados do Brasil, descumprindo um acordo de complementação econômica firmado em...

Com apoio da prefeitura, pacientes de Guadalupe recebem atendimento odontológico especializado em Floriano

Por Gleison Fernandes. Nesta sexta-feira, 25 de julho, pacientes do município de Guadalupe foram encaminhados à cidade de Floriano para...

TJPI lança ferramenta de IA para dar mais agilidade a processos de empréstimos consignados

JuLIA Minutas será lançada na próxima segunda-feira (28), como parte da política de inovação do Judiciário piauiense. O Tribunal de...

Vereador de Dom Inocêncio teria acusado Rafael Fonteles de exigir R$ 2 milhões em propina

Um áudio amplamente compartilhado nas redes sociais expôs um possível caso de propina milionária no município Dom Inocêncio, a...
spot_img

Pix chega aos EUA: turistas brasileiros já podem pagar em real, mesmo com tensões comerciais entre os países

Em meio aos ataques do presidente Donald Trump e às investigações comerciais envolvendo o Brasil, uma nova funcionalidade do...

Prefeito é indiciado pelo assassinato de policial no Maranhão

As investigações concluíram que o prefeito João Vitor Xavier (PDT), disparou todos os tiros pelas costas da vítima. A Polícia...
spot_img

Posts Recomendados