Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pesquisa Quaest mostra que maioria dos brasileiros é contra anistia aos envolvidos nos ataques de 8/1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além disso, 49% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tem envolvimento na tentativa de golpe

Uma pesquisa feita pela Quaest, divulgada neste domingo (6), trouxe a opinião dos brasileiros sobre o que deve ser feito com os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2022, quando manifestantes invadiram os prédios dos Três Poderes em Brasília: 56% dos entrevistados se mostram contrários à anistia para os envolvidos nos ataques, enquanto 34% defendem a libertação do grupo, seja por acreditarem que a prisão não deveria ter ocorrido ou por julgarem que o tempo de detenção já é excessivo.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O restante (10%) não soube ou não quis opinar.

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi realizada entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 pessoas. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O posicionamento dos eleitores de Lula e Bolsonaro

A pesquisa também destacou uma divisão nas respostas conforme a orientação política dos entrevistados. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, 77% consideram que os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro devem continuar presos e cumprir suas penas. Por outro lado, entre os eleitores de Jair Bolsonaro, apenas 32% defendem que os atacantes permaneçam encarcerados.

Entre os que não votaram ou anularam o voto, 53% também preferem que os responsáveis pelas invasões sigam presos, enquanto 31% defendem a anistia.

Porém, a defesa pela anistia é notavelmente mais forte entre os eleitores de Bolsonaro: 61% dos que escolheram o ex-presidente em 2022 apoiam a liberação dos envolvidos, em comparação a 15% entre os que votaram em Lula. Entre aqueles que anularam o voto ou escolheram votar branco, 31% defendem a anistia.

O papel de Bolsonaro nos ataques

Em relação ao envolvimento do ex-presidente Bolsonaro nos ataques, a pesquisa revela que a opinião pública permanece polarizada. Quando questionados sobre se Bolsonaro participou do planejamento dos atos de 8 de janeiro, 49% dos brasileiros acreditam que ele esteve envolvido, enquanto 35% defendem a ideia de que ele não teve qualquer participação.

decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu no processo relacionado aos ataques também gerou diferentes reações. Para 49% dos entrevistados, a decisão foi justa, enquanto 36% a consideram injusta e 12% não souberam ou preferiram não responder.

Entre os eleitores de Lula, 80% consideram a decisão do STF como justa, refletindo uma visão predominantemente favorável à ação judicial contra Bolsonaro. Já entre os eleitores de Bolsonaro, apenas 16% aprovam a decisão do Supremo. Entre aqueles que anularam o voto ou escolheram votar branco, a opinião é mais dividida, com 51% considerando a decisão justa e 30% a considerando injusta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Golpistas se passam por delegados no Piauí e exigem dinheiro para “encerrar investigações”

Criminosos entram em contato com as vítimas e as coagem sob a alegação de que estão sendo investigadas por...

Governo Lula abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam na segunda-feira (5) Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira...

Ministro Alexandre Silveira prevê reforma do setor elétrico por MP em 15 dias

Mudanças incluem abertura do mercado livre de energia e benefícios para baixa renda O ministro de Minas e Energia, Alexandre...

Fraude no INSS: Plano do governo prevê canal para vítimas pedirem devolução de dinheiro

Plano prevê canal específico para formalizar pedidos de devolução; expectativa é que o governo faça o ressarcimento e recupere...
spot_img

Cursinho popular tem até 6 de maio para inscrição em programa do MEC

Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro O prazo para os cursinhos populares e comunitários inscreverem suas propostas para a...

Quase 1 metro de diferença: maior e menor cachorro se encontram

O dogue alemão Reginald mede 1,007 metro; Pearl é uma chihuahua da Flórida de que tem apenas 9,14 centímetros....
spot_img

Posts Recomendados