Procurador recomenda reprovação das contas do ex-prefeito Dr. Pessoa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dr. Pessoa se limitou apenas a dizer que não foi notificado sobre a recomendação.

O Ministério Público de Contas (MPC) recomendou a reprovação das contas de governo do ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, referentes ao exercício de 2023, com base em diversas irregularidades encontradas na execução orçamentária, gestão do RPPS e renúncias de receita. O parecer do procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos foi juntado aos autos dia 18 de março deste ano e destaca o descumprimento de normas constitucionais e legais, além de deficiências na gestão fiscal e previdenciária.

Uma das principais falhas apontadas é o não cumprimento da aplicação mínima em manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) nos anos de 2020 e 2021, conforme exigido pela Emenda Constitucional nº 119/2022. Apesar do município ter cumprido o percentual mínimo em 2023, não compensou a diferença não aplicada nos anos anteriores, o que configura uma irregularidade grave.

O MPC também identificou problemas no equilíbrio financeiro do município, com a constatação de fontes de recursos negativas que indicam a realização de empenhos sem a devida disponibilidade financeira, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, foram encontradas impropriedades nos demonstrativos contábeis, como divergências de valores e inconsistências na contabilização de ativos e passivos.

A gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Teresina também foi alvo de críticas, com a identificação de diversas ocorrências graves que colocam em risco a sustentabilidade financeira e atuarial do regime. Entre as falhas apontadas estão a existência de mais de uma unidade gestora pagadora de benefícios, o pagamento de benefícios além de aposentadorias e pensões, a falta de zelo pelo caráter contributivo do RPPS e o aumento do déficit atuarial.

No campo tributário, o MPC identificou irregularidades na fiscalização das renúncias de receita concedidas, com o descumprimento dos requisitos exigidos pela LRF para a concessão de incentivos fiscais. Além disso, foi constatada a ausência de controle do cumprimento das condições e contrapartidas para o benefício da renúncia de receita, bem como a falta de transparência da política de renúncia fiscal no âmbito municipal.

Diante das impropriedades o MPC concluiu que a gestão fiscal do município é extremamente deficiente, com impacto nas finanças públicas e ineficácia das políticas sociais atreladas às contrapartidas. Por isso, recomendou a reprovação das contas de governo e a adoção de medidas corretivas para sanar as irregularidades encontradas.

As contas do ex-prefeito serão julgadas na sessão do dia 10 de abril. A relatora é a conselheira Lilian Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados